quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

SUPERANDO A INJUSTIÇA-Gn 40

INTRODUÇÃO:

Vítima. Ouvimos muito essa palavra hoje em dia. Compreendo que muitos recorrem a ela irrefletida e frequentemente. Há alguns, que afirmam ser vítimas, sem levar em conta a verdade da própria história.

Mas, há histórias de pessoas que sofreram graves abusos, e outras que foram vítimas de grandes injustiças. Uma esposa que foi abandonada ou vítima de abuso, uma criança, negligenciada ou molestada. Um marido, abandonado subitamente por uma mulher que queria seguir seu próprio caminho e não desejava mais a família. Indivíduos têm sido presos injustamente e mais tarde condenados.

Diante de circunstancias semelhantes, como devemos agir na condição de Cristãos? É o que desejamos responder nesta noite.

EXPOSIÇÃO:

Observamos no capítulo anterior que José foi preso injustamente, pois, foi acusado falsamente pela mulher de Potifar. Mas, na cadeia Deus era com José. Quando José estava preso e ainda naquela condição, Deus o fez prosperar (Gn. 39: 21-23).

Então, nos diz a Bíblia que o copeiro-chefe e o padeiro-chefe foram detidos no mesmo local em que José estava (vs. 1-3).

O copeiro era a pessoa que experimentava o vinho e a comida do Rei – essa função levava-o a tornar-se amigo do rei, muitas vezes seu conselheiro.

O  padeiro também era alguém de confiança, porque qualquer coisa que preparasse ia para a boca do rei egípcio.

Não sabemos o que aconteceu exatamente, mas ambos foram detidos e estavam esperando a sentença de Faraó.

O SONHO DO COPEIRO E A INTERPRETAÇÃO

Nos versículos 4-7 nos diz que ambos sonharam e estavam tristes. Acredito que naquela situação, se tinha alguém como motivo para estar triste este era José.
Mas, José demonstra preocupação com os seus colegas de masmorra e questiona o motivo da tristeza deles. E eles dizem, tivemos um sonho e não há quem possa interpretar (vs. 8). José afirma que a interpretação pertence a Deus.

Os sonhos relatados na história de José demonstram o controle soberano de Deus, inclusive na vida dos ímpios e de nações pagãs.

Vejamos os versículos 9 -11, este é o significado disse José (vs. 12 -15). A humanidade de José emergiu aqui, ele sabia que algumas vezes um prisioneiro era solto porque conhecia a pessoa certa e faz um pedido ao copeiro.

O SONHO DO PADEIRO E A INTERPRETAÇÃO

Observemos os versículos 16, 17 – o que significa isso? disse o padeiro. José responde, embora a interpretação fosse muito dura. José é integro e fala a verdade para o padeiro. Não estava querendo ganhar amigos, ele representava Deus (vs. 18, 19).
E foi exatamente isso que aconteceu, os acontecimentos que envolviam os dois homens ocorreram precisamente como José havia dito (vs. 20-22).

JOSÉ É ESQUECIDO PELO COPEIRO

Quando as coisas aconteceram de acordo com o que José havia profetizado, ele deve ter pensado: “chegou a minha vez, agora serei solto!” Mas, não foi isso o que aconteceu. 

Embora, nada tivesse feito de errado, só tivesse dito a verdade e pedido especificamente que se lembrassem dele, o que prevaleceu foi o silêncio. As expectativas de José se desfizeram (vs. 23).

LIÇÕES PRÁTICAS:

1. QUANDO AMAMOS A DEUS, EMBORA AS COISAS PAREÇAM DESMORONAR, PODEMOS SER SENSÍVEIS A ALGUÉM NECESSITADO.

Mesmo na prisão, e sofrendo injustamente, José demonstra preocupação com o sofrimento alheio. José é um grande exemplo para nós cristãos.

2. NAS INJUSTIÇAS QUE SOFREMOS, DEUS ESTÁ CUMPRINDO O SEU BOM PROPÓSITO EM NÓS.

Na verdade, quando somos injustiçados, ficamos insatisfeitos, irados, queremos justiça, queremos “dar o troco”. Quando pensamos assim, ficamos presos, nos tornamos reféns de sentimentos ruins.
Mas, precisamos olhar pela ótica da soberania de Deus. Ele tem um bom propósito em tudo isso que sofremos. Vejamos o que diz a palavra de Deus (Is. 58: 8,9; I Pe. 2: 20).

3. COLOCAR NOSSA CONFIANÇA NAS PESSOAS NOS LEVARÁ A DECEPÇÃO, CONFIAR EM DEUS É A MELHOR FORMA DE SUPERAR AS INJUSTIÇAS.

Quando confiamos nas pessoas e somos desapontadas, nos desiludimos e o próximo passo é o ceticismo. Devemos confiar sempre em Deus, quando fazemos isso, as mais simples mensagens de Deus acalmam nosso espírito.

4. A SEMELHANÇA DE JOSÉ, JESUS CRISTO CONHECEU O TRATAMENTO INJUSTO E MESMO SENDO INOCENTE FOI CONDENADO PELOS NOSSOS PECADOS.

Devemos louvar a Deus por seu propósito salvador em nossas vidas. A você que ainda não é crente em Jesus, pondere sobre o sacrifício de Cristo na cruz e entregue-se totalmente ao Senhor nesta noite.

CONCLUSÃO:

Meus irmãos, é no sofrimento e injustiças que Deus nos dá suas melhores mensagens. É o que C. S Lewis chama de o “megafone de Deus”. No livro: O problema do sofrimento, ele diz: “Deus sussurra em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nossos sofrimentos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário