terça-feira, 21 de janeiro de 2014

DEUS EXALTA JOSÉ PARA PROVIDENCIAR SALVAÇÃO AO MUNDO - Gn 41

Introdução:

As experiências de José até agora foram bem difíceis. Ele pode ter sido o filho favorito, mas sua vida foi cheia de decepções, maus tratos e rejeição, de medo e falsas acusações, de escravidão e abandono.

No capítulo anterior observamos José sozinho na prisão. Agora já se passaram dois anos em que José permaneceu esquecido na masmorra.

Acredito que os dois anos não foram nem estimulantes, nem agitados para José. Mesmo por que, quando estamos esperando alguma coisa, parece que nada acontece, é só espera, espera e espera.

Mas, embora tenhamos essa impressão, há muita coisa ocorrendo. Os fatos ocorrem separadamente do nosso envolvimento. Além disso, estamos sendo fortalecidos, aperfeiçoados e refinados.

EXPOSIÇÃO:

OS SONHOS DE FARAÓ

O rei do Egito teve um sonho e viu nele sete vacas gordas e bonitas subindo o Rio Nilo. Em seguida viu sete vacas magras, feias e famintas que saíram do mesmo rio e devoravam as primeiras (vs. 1 – 4).

Acordou-se e voltou a dormir e sonhou novamente, agora, ele viu uma haste da qual saíram sete espigas cheias e boas. Mas, surgiram sete espigas mirradas e crestadas pelo vento que devoraram as sete espigas boas (vs. 5 – 7).

JOSÉ INTERPRETA OS SONHOS

Quando Faraó acordou, lembrou-se do sonho e ficou incomodado, por isso, chamou os magos (homens versados nos escritos sagrados e inteligentes), mas ninguém conseguia interpretar (vs. 8).

De repente uma luz acendeu na mente do copeiro-chefe (vs. 9 – 14). Quando Faraó ouviu que podia dizer-lhe o significado desse sonho, disse o óbvio: “tragam-me esse homem”.

Quando foram buscar José na prisão, ele não sabia o que lhe aconteceria. Mas, sabia que a sua aparência não estava apropriada para apresentar-se a Faraó, então, ele se barbeia (porque os egípcios não usavam barba) e coloca outra roupa.

Então, ao chegar diante do rei do Egito, Faraó diz que teve um sonho e que “segundo as suas fontes” José tem as respostas. José diz: “eu não tenho as respostas, mas, Deus tem” (vs. 15, 16).

José suportou a aflição como os olhos em Deus. Em nenhum momento percebemos José murmurando, nem uma só palavra de ressentimento em seus lábios, nenhuma acusação contra seus irmãos.

Faraó contou o seu sonho a José, depois esperou pela resposta e calmamente José interpretou o sonho (vs. 25 – 32).

Então, José explicou que os dois sonhos significam a mesma coisa. O Egito vai ter sete anos de abundancia. Depois disso virão sete anos de fome, a qual será tão intensa que as pessoas se esquecerão que houve dias de fartura.
E o tempo todo, José faz questão de afirmar a ação de Deus. Em vez de chamar a atenção para si mesmo, ele aponta sempre pra Deus.

Na sequencia, José acrescenta algumas palavras de conselho a Faraó (vs. 33 - 37) – o Egito precisava de um processo de racionamento estrito e bem organizado. Quando há fartura, come-se demais e gasta-se muito.
José disse: “você precisa de um homem que se responsabilize pela administração desses sete anos de fartura, alguém que supervisione a construção de celeiros e garante que uma parte dos cereais seja guardada. Quando a fome atacar e devastar a terra, você e seu povo poderão viver desse alimento acumulado.

JOSÉ É EXALTADO A GOVERNADOR DO EGITO

O CONSELHO FOI AGRADÁVEL A Faraó e a todos os seus oficiais: “acharíamos homem como este, em quem há o Espírito de Deus?” (vs. 37, 38).

José é o homem escolhido para governar, a posse de José como vice regente constitui em uma cerimônia pública (vs. 41 -44), a designação de um novo nome (vs. 45) e sua elevação a nobreza através de um casamento (vs. 46).Deus o exalta sobremaneira.

O papel de José no Egito era como o de Daniel na Babilônia – ambos aceitaram nomes pagãos sem, todavia, aceitar a religião pagã.

LIÇÕES PRÁTICAS

1.       O Sofrimento, Quando Tratado Apropriadamente, Pode Moldar Uma Vida Para Grandeza.

José suporta a aflição com os olhos voltados para Deus. As aflições de José são injustas, mas, mesmo assim, a cada dia ele confiar mais no Senhor. Este padrão de humildade e exaltação é o modelo para todos os servos de Deus (I Pe. 5: 6).

2.       O Reinado Universal de Deus Provê Alimento Para Preservação do Reino Medianeiro, Que Por Sua Vez, Tem a Palavra de Deus Que Salva as Nações.

Então, por fazermos parte do Reino de Deus, precisamos pregar a Palavra de Deus para que o pecador seja salvo em Cristo Jesus.

3.       O Soberano Deus Exalta o Seu Servo Sofredor a Realeza, Primeiro José, Mas Principalmente Jesus Cristo Com o Objetivo de Salvar o Mundo.

José nos lembra Jesus. Mas, Jesus é muito maior do que José. Jesus é o principal profeta de Deus, é a Palavra de Deus desde a eternidade.
Assim como José foi exaltado, Jesus foi exaltado à destra de Deus Pai para governar as nações como Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Assim como todos foram ordenados a se inclinar diante de José, também ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra (Fp. 2: 10).
E assim como José, com o pão, salvou muitos da morte, também Jesus, o pão da vida, salva a muitos da morte eterna. Jesus proclama: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer viverá eternamente” (Jo. 6: 51).

CONCLUSÃO:

Que possamos confiar em Deus sempre. Ele é o Senhor Soberano que tem um propósito glorioso para nós e diante das lutas e provações devemos sempre olhar para o Deus Todo-Poderoso, Ele está sempre conosco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário