domingo, 21 de julho de 2013

Jesus a Maior Autoridade do Reino de Deus-Texto: Mc 1. 21-28

Introdução:

Todos nós temos algum problema com autoridade, especificamente, com submissão à autoridade. A origem desse problema está na queda dos nossos primeiros pais. O pecado de Adão trouxe para a raça humana essa disposição de insubmissão inerente a todo homem.

Se formos honestos, nos lembraremos de alguma vez em que estivemos envolvidos em algum problema dessa natureza. Em casa, não nos submetendo à autoridade do nosso pai ou da nossa mãe, na escola, desobedecendo nossos professores, no trabalho desafiando o nosso chefe etc.

O crescimento dos desigrejados no Brasil é um reflexo dessa busca por independência e insubmissão.

Contudo, apesar dessa tendencia natural do ser humano caído, ninguém poderá viver sem autoridade. O texto que acabamos de ler é um texto que nos fala sobre autoridade. Ele nos fala sobre a maior autoridade que existe, o Senhor Jesus.

I-A AUTORIDADE DE JESUS (v. 21,22).

O texto nos mostra que Jesus foi até Cafarnaum (cidade marítima da galileia  que por mais de uma ocasião recebeu a visita de Jesus. Mas, o fato interessante é que Jesus vai até uma sinagoga da cidade num dia de sábado, e quando chega ali lhe é facultada a oportunidade de ensinar. Mesmo sem ter uma formação rabínica formal, a autoridade de Jesus é reconhecida por aquelas pessoas. (Jesus não precisou ganhar dinheiro ou ter um status para poder ser ouvido, como acontece em nossa cidade).

A autoridade de Jesus é tão patente que as pessoas que o estavam ouvindo ficaram maravilhadas (v.22). o fator principal que causou espanto naquelas pessoas estava no conteúdo diferente da mensagem de Jesus para a mensagem dos escribas e fariseus.

Os falsos mestres ensinavam aquilo que não viviam, e frequentemente adicionavam ao seu ensino tradições antibíblicas e acréscimos não autorizados pelo Senhor. Por outro lado, o ensino de Jesus tinha autoridade pelo seu frequente apelo as escrituras e por ser ele a própria palavra encarnada de Deus.

Um exemplo claro sobre a deficiência do ensino dos escribas e fariseus está no seu ensino sobre a vinda do messias. Apesar de Jesus estar presente em todo o AT eles nunca ensinavam nada claro sobre a vinda do salvador. Por outro lado Jesus mostrou claramente que o conteúdo de todo o AT apontava para a sua pessoa.

Aplicação: isso nos ensina um princípio muito importante. Quando a palavra de Deus for pregada, ela deve ser pregada como foi pregada por Jesus. Isso pode chocar algumas pessoas, pois alguém dirá: “mas nós não somos Jesus”, isso é verdade, contudo, devemos aplicar os mesmos métodos de Jesus, devemos ser claros, e devemos comparar escritura com escritura para que não digamos aquilo que é fruto da nossa mente ou imaginação. Quando a palavra de Deus é verdadeiramente pregada ela produz vida.

II-A AUTORIDADE DE JESUS PRODUZ VIDA E LIBERTAÇÃO (v.23).

Derrepente alguém se levanta no meio da sinagoga (um homem possesso) para desafiar a autoridade de Jesus. Devemos nos lembrar que a vinda de Jesus ao mundo marca o início da concretização da consumação do plano de Deus para essa era, ou seja, Jesus inaugura o fim dos tempos. Por essa razão, vemos tantas manifestações demoníacas nos dias de Jesus.

Os crentes de hoje perguntam por que aconteceram tantos milagres nos dias de Jesus e hoje não acontecem mais. A resposta é que a vinda de Jesus inaugurou a chegada do reino de Deus na história, e todos esses milagres de Jesus são sinais que evidenciavam a chegada desse reino.

A prova disso é que os próprios demônios reconhecem isso (v.24). Outro fato interessante nesse versículo é que os demônios não dizem que Jesus é um mestre da moral ou um psicólogo da alma; antes, eles reconhecem a autoridade de Jesus eles dizem: “tu és o Santo de Deus!”.

Aplicação: satanás e os demônios (que já estão condenados) reconhecem a autoridade e divindade de Cristo, mas muitos pecadores ainda relutam em acreditar! O puritano Thomas Brooks disse que “aqueles que não creem em Deus são mais vis do que os demônios”.

Observe que o homem possesso se utiliza do pronome “nós”  no v. 24 “que temos NÓS contigo?”. Alguns intérpretes afirmam que esse demônio falava em nome de todos os demônios  Toda aquela comunidade de homens irregenerados estava sob o poder de satanás. Muitos que estavam ali não ouviram a palavra de Jesus, não se arrependeram:

Mt 11.23 “E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje”.

Muitas pessoas podem ficar maravilhadas com o ensino de Jesus, mas não querem reconhecer a autoridade de Jesus sobre a sua vida.

III-A REJEIÇÃO DESSA AUTORIDADE PRODUZ SEPARAÇÃO DE DEUS E PERDIÇÃO (25,26).

O (v. 25) nos mostra que Jesus não faz uma entrevista com o demonio, apesar dele só ter dito a verdade.  O (v.26) nos mostra não somente o destino dos demonios, mas o destino de todos os inimigos de Deus. O Sl 2. 9  nos fala do destino dos que rejeitam a autoridade do messias: “Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro”.

Aplicação: mas ainda resta esperança, a boa notícia é que ele veio transformar alguns inimigos em súditos do seu reino. Marcos não registra o ponto de vista do homem que foi liberto por Jesus, ele nos fala da reação daqueles homens (v. 27,28), ele nos fala sobre a repercussão dessa libertação (v. 28), Mas não devemos nos esquecer que a libertação daquele homem aponta para o fato de que Jesus é o Único que pode libertar o pecador da sua escravidão.













Nenhum comentário:

Postar um comentário