Quem é Jesus Cristo? Se
perguntarmos a qualquer integrante de alguma seita ele dirá: era um homem, mas
era cheio do Espírito Santo. Um
muçulmano dirá que ele é um profeta. Um humanista dirá que ele é um mestre da
moral. Outros veem Jesus como uma espécie de papai Noel que existe para
satisfazer os seus desejos de sucesso e prosperidade, outros o veem como uma
espécie de incentivador que está sempre a dizer: “vai você consegue!” Mas quem
é Jesus Cristo? Esse livro, que a partir de hoje e talvez durante mais de um
ano estejamos expondo, tem a resposta.
Às vezes não queremos
ouvir pregações em livros que nós já lemos ou conhecemos a história de cor.
Contudo, não devemos cair na tolice de acharmos que já sabemos tudo sobre esse
evangelho. Hoje veremos que esse evangelho nos mostra a obra de Salvação
realizada por Jesus.
Esse livro foi escrito
para nos dizer quem é Jesus.
Antes de expor o texto
que lemos devemos fazer algumas considerações sobre a autoria e o propósito
desse livro:
Data:
Esse é talvez o evangelho mais antigo, escrito provavelmente entre 40 e 50
depois de Cristo. Ou seja, de 20 a 30 anos após a morte de Jesus.
Autoria:
Uma
tradição muito antiga nos diz que esse evangelho foi escrito por João Marcos. O
historiador Eusébio de Cesaréia nos diz que Marcos foi um “ouvinte” de Pedro. O
NT nos pouca coisa sobre João Marcos, contudo, existem muitas evidencias de que
ele teve contato com o Evangelho muito cedo. A primeira menção a ele está em
(At 12:12) “E, considerando ele nisto, foi à
casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam
reunidos e oravam”.
Ele
também aparece no v. 25 do mesmo cap. acompanhando Paulo e Barnabé, de quem
Marcos era primo. Estes o levariam na sua primeira viagem missionária, mas no
meio da viagem (At 13:13) Marcos os abandonou voltando para Jerusalém. Na
segunda viagem missionária Paulo entrou em desacordo com Barnabé por conta da
deserção de Marcos. Entretanto, Marcos tornou-se um alguém importante na
comunidade cristã, pois no final do ministério de Paulo ele pediu a Timóteo que
o trouxesse (2 Tm 4:11). É, provavelmente, quando já é um líder cristão que
Marcos escreve esse evangelho, que de acordo com os estudiosos foi dirigido
especificamente aos gentios.
1-O
evangelho das boas novas (v.1).
“Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” (v.10).
Observe que Marcos não
começa nos falando do nascimento ou da infância de Jesus, ele já começa com
Jesus agindo. Essa é uma característica desse evangelho, ele possui o estilo de
Pedro, pois é impetuoso, ágil, diz tudo de pronto. O curioso é que sendo o evangelho ouvido pela
boca de Pedro, ele não esconde os defeitos nem as falhas de Pedro (como veremos
depois); antes, ele esconde os elogios a Pedro.
* Evangelho significa
“boas novas”. Essa era uma expressão muito importante na antiguidade, pois era
usada quando reis nasciam. Foi uma expressão utilizada no nascimento de Augusto
César.
* Esse livro contém as
boas notícias de Jesus derrotando todos os seus inimigos: satanás, seus
demônios, seus seguidores, o pecado, as consequências do pecado (doenças,
morte).
2-As
Boas Novas já eram Aguardadas (v.2-13).
Geralmente quando
agente diz que tem uma novidade, uma boa notícia, as pessoas não esperam por
isso. Mas com o evangelho foi diferente, ele já era aguardado.
*O
evangelho vem do AT (v.2-8,12,13).
“Como
está escrito na profecia de Isaias: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua
face, o qual preparará o teu caminho diante de ti.
Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho
do Senhor, Endireitai as suas veredas. Apareceu
João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para
remissão dos pecados. E toda a província
da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no
rio Jordão, confessando os seus pecados. E
João andava vestido de pelos de camelo, e com um cinto de couro em redor de
seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre. E pregava, dizendo: Após mim
vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me,
desatar a correia das suas alparcas. Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água;
ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo. E
logo o Espírito o impeliu para o deserto.E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado
por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam".
Devemos
abandonar o dispensacionalismo. As pessoas acham que o existe uma ruptura entre
AT e NT, dois meios de salvação, dois povos de Deus. De acordo com o
dispensacionalismo, o evangelho seria o plano “B” de Deus. É como se Deus
dissesse: “já tentei de tudo, agora vou eu mesmo”. Contudo, a bíblia é uma
unidade, é um todo coerente, a salvação sempre foi pela graça, o povo de Deus é
um só, a diferença do AT para o NT é que os do AT olhavam para frente
(aguardando o cumprimento das promessas), e os do NT olham para trás e dizem já
chegou já se cumpriu. Agostinho disse: “O velho testamento é revelado no novo,
e o novo está escondido no velho”. O texto nos mostra isso claramente:
a)
Jesus é chamado de “Cristo” (v.1) Cristo significa o messias, o ungido, aquele
que foi prometido para nos trazer salvação.
b) os
profetas falaram a respeito dele. Quando lemos “Princípio do Evangelho” não
quer dizer que é algo criado do nada, é o princípio do cumprimento das boas
novas em Cristo. A libertação do cativeiro por vezes prometida no AT está se
cumprindo agora em Cristo.
c) por
isso temos aqui a figura de João Batista (que era primo de Jesus). Ele é o ultimo
profeta da antiga aliança, ele é o arauto do rei (antes da entrada de um rei em
uma cidade ele enviava o seu arauto para anunciar a sua chegada). João Batista
como um pregador do AT anuncia a incapacidade da lei de salvar águem. Ele dizia: “vem um que é maior do que eu” (v.7).
Apesar da mensagem dura de João, o (v.
5) nos diz: “E toda a província da
Judéia e todos os moradores Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados
por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados”. Contudo, devemos entender
que muitos que foram batizados por João não seguiram a Jesus Cristo (assim como
existem muitos nesse mundo que entendem o peso da lei e a necessidade de
arrependimento, mas não querem a Cristo). O papel de João Batista pode ser
comparado ao papel da lei, era algo incompleto. A lei e João apontavam para
Cristo.
c) O
fato de aquelas pessoas terem sido batizadas no rio Jordão não significou muita
coisa. Para o cristão, o batismo é um símbolo externo de uma realidade interna.
Não há nada de especial na água do rio Jordão.
Nada
nesse texto é dito sobre o modo de batismo ao qual Jesus se submeteu, mas o (v.8) pode nos dá uma pista: “Eu, em verdade, tenho-vos batizado com
água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo”.
Mas
importante do que o modo, devemos perguntar o porquê Jesus precisou ser
batizado? Ele
não tinha pecados para confessar, ele não era pecador em si, mas ele veio como
o representante dos pecadores. Ao entrar no rio e receber o batismo, Jesus
estava simbolicamente se identificando com a humanidade, se identificando com
os pecadores. Mesmo
no batismo de Jesus há uma conexão com o AT. Os israelitas precisavam
atravessar o Jordão para poder entrar na terra prometida. Quando Jesus entra
nas águas desse mesmo rio é como se ele estivesse começando um novo êxodo
preparando a nossa entrada na terra prometida.
d) Na
tentação de Jesus (v.12,13). Marcos
não nos dá detalhes dessa tentação, mas assim como os demais eventos, não
podemos deixar de ver essa conexão clara entre antigo e novo testamento. Moises
e Elias ficaram 40 dias no deserto. Um representa a lei o outro os profetas.
Como o próprio Jesus disse depois, que a lei e os profetas apontavam pra ele. O
texto fala sobre Satanás como um ser real que busca derrubar Jesus. O texto
também nos diz que Jesus estava cercado de feras. Precisamos mais uma vez
enxergar a beleza da unidade bíblica nesse texto. O AT começa com um jardim
onde todos os animais são domesticados pelo homem. O NT começa com um deserto
onde tudo está quebrado e os animais são inimigos do homem. Podemos ver
claramente a relação, pois em ambos os testamentos existe uma serpente tentando
derrubar a humanidade. No jardim a serpente vence o primeiro Adão, no deserto
vemos logo no inicio que o segundo Adão vence a serpente. Ele vai fazer tudo o
que Adão não fez, e vai pagar pelo que Adão fez.
O
batismo de Jesus mostra as três pessoas da trindade:
*Primeiro
aparece Jesus: “tu és meu Filho amado”
(v.11) aqui não se trata de dizer como nós dizemos que somos filhos de
Deus. Na profecia de Isaias nos diz que o mensageiro preparará o caminho do
SENHOR “yaweh”. O próprio Deus está
vindo para a terra.
*o
texto também nos mostra a presença de Deus o Pai. “foi ouvida uma voz dos céus”. O Pai se compraz no Filho, existe um
pacto eterno entre Pai, Filho e Espírito Santo. O Pai elege, o filho encarna e
atua, o Espírito capacita e aplica a redenção.
*O
Espírito aparece em forma corpórea como uma pomba (v.10).
Depois
do surgimento do pentecostalismo no início do século XX existe muita confusão
sobre a obra do Espírito Santo, especificamente, sobre o batismo com o Espírito
Santo. O batismo com o Espírito Santo não é uma segunda benção, mas sim a obra
interna do Espírito Santo no nosso coração, o que chamamos de regeneração ou
novo nascimento (1Co 12:13). Não é algo para uns poucos crentes. É a obra de
recriação do Espírito. Na narrativa do batismo de Jesus, Marcos nos mostra o
início da recriação da humanidade.
Aplicação: Conclusão
Meu objetivo
ao pregar essa série de sermões é o mesmo de Marcos, lhe anunciar quem é Jesus
Cristo. E há muitas pessoas, até mesmo crentes que precisam saber disso.
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