terça-feira, 2 de julho de 2013

Deus Está Sempre Com o Seu Povo- Gn 28: 10 – 22

INTRODUÇÃO:

As vezes nós cristãos temos um sentimento de desamparo, pensamos que Deus nos abandonou.

Normalmente, esses sentimentos são ocasionados por algum pecado específico, problema familiar, etc.

Circunstancialmente, o povo de Deus sentia-se desta forma. Jacó também sentiu-se desamparado.

ELUCIDAÇÃO:    
               
Jacó faria quase tudo para conseguir a bênção: mentir, enganar e até mesmo tomar o nome de Deus em vão. Jacó recebeu a bênção, mas isso não lhe fez muito bem. Esaú ficou furioso e procurava uma oportunidade para matar seu irmão.

 Jacó passou a ser fugitivo, corre para salvar a vida, para longe de Esaú, mas também para longe do lar paterno e da Terra Prometida.

EXPOSIÇÃO:

Jacó sai de Berseba e vai para Harã (vs. 10), que é o lugar de onde o Senhor havia chamado o seu ancestral Abraão e prometido a Terra de Canaã. Porém, Esaú é quem mora na Terra e Jacó é obrigado a fugir da mesma.

Jacó está apenas a alguns dias de seu lar, quando chega a certo “lugar” (vs. 11), o mesmo lugar onde seu avô Abraão havia edificado um altar ao Senhor (Gn. 12: 8). Mas, Jacó ainda carecia de um encontro pessoal com Deus.

Então, Jacó para nesse lugar, o sol se põe e torna-se impossível viajar. O fugitivo é obrigado a dormir ao ar livre, contudo, ele exausto pega no sono.
Durante a noite, ele tem um sonho espantoso. Deus se revela a Jacó em sonho (vs. 12) = “E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela”.

A imagem de Yaweh no topo da escada forma um apogeu apropriado ao todo e se encaixa na ideia de que os anjos retornam para lhe prestar contas depois de patrulharem a terra (vs. 13).
Jacó deve ter se assombrado com medo da visão que teve. Será que o senhor vai castiga-lo por causa de suas más obras.

Supreendentemente, o Senhor não amaldiçoa Jacó. Antes, o abençoa com ricas promessas. O Senhor declara, versículos 13, 14 = "Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado. Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência”.

O Deus de seus pais fala agora com Jacó e lhe faz a mesma promessa que fez a Abraão, concedendo-lhe todas as ricas promessas da aliança.

Isso causa admiração, o Deus Onipotente busca o enganador Jacó e lhe faz promessas, as mesmas que havia feito a Abraão. Esse fato comprova que Deus é o Soberano Doador das bênçãos, que a salvação é pela graça de Deus.

Mas, Deus não acabou de falar. Ele tem uma promessa especial para Jacó, que parte numa perigosa jornada para longe da Terra Prometida.

Vejamos o versículo 15: “E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado”.

Três promessas específicas da aliança de Deus com Jacó:

1. “Eis que estou contigo” = mesmo deixando a Terra Prometida, Jacó não está sozinho, Deus estará com ele.

2. “Te guardarei por onde quer que fores” = a palavra guardar apresenta a imagem do pastor que protege a ovelha frágil em todas as situações.

3.  “Te farei voltar a esta terra” = Jacó não será um fugitivo pelo resto da vida, o Senhor o trará de volta a Terra Prometida.

As promessas de Deus são a mais pura graça. Jacó embaraçou a própria vida com sua ambição, astúcia, engano, mentira, usou o nome de Deus em vão para acobertar o seu pecado.

Jacó é digno da maldição de Deus. Porém, em vez disso, Deus vem a ele com promessas maravilhosas. É a graça de Deus!

Quando Jacó acorda, está perplexo e exclama: “Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia. E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus” (vs. 16, 17). Jacó está amedrontado, porque, assim como Isaías, ele recebeu um vislumbre do Deus Glorioso.

Ao amanhecer, Jacó levanta-se e toma a pedra que usou como travesseiro e a coloca em pé como uma coluna, consagra essa coluna com azeite como santuário ao Senhor. E chamou aquele lugar de Betel, isto é. “Casa de Deus” (vs. 18, 19).

Depois disso, Jacó faz um voto dizendo: “Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus; E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo” (vs. 20 – 22).

Os votos eram feitos para obrigar aquele que presta culto a cumprir algum dever declaradamente válido. Jacó faz o seu voto baseado naquilo que Deus tinha garantido fazer. Ele estava pegando Deus na palavra e obrigando-se à reciprocidade com a própria dedicação.

A promessa de Jacó de retornar ao Senhor um décimo daquilo que o Senhor lhe dá, mostra amadurecimento, Jacó passa de “agarrador” para doador.

APLICAÇÃO:

1.       Jesus é a Escada que Conduz o Pecador ao Céu.

No Novo Testamento, Jesus se refere ao sonho de Jacó (João 1: 47-49; 51). Quando Filipe trouxe Natanael até Jesus, Jesus lhe disse: “Eis um verdadeiro Israelita em quem não há dolo!” Natanael pergunta: “Donde me conheces?” Ao que Jesus responde: “Antes de Filipe te chamar, eu ti vi, quando estavas debaixo da figueira”. Natanael exclama: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.

Aqui está o sonho do céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo. O sonho de Jacó. Mas, está faltando a escada. Os anjos estão subindo e descendo sobre o Filho do homem, isto é, sobre Jesus. Ou seja, Jesus é a escada. Ele é o elo entre o céu e a terra (Jo. 14: 6; I Tm. 2: 5).

2.       A Promessa de Deus de Estar Com o Seu Povo Cumpre-se de Modo Supremo em Jesus Cristo.

Israel posteriormente vivencia a realidade dessas promessas de Deus. A promessa da presença de Deus passa a ser parte da bênção sacerdotal pronunciada sobre os israelitas: “O Senhor te abençoe e te guarde” (Nm. 6: 24).

Quando a nação de Judá está temendo ser aniquilada por seus inimigos, Deus lhe dá um sinal: “Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho e lhe chamará Emanuel” (Is. 7: 14), a promessa cumpre-se em Jesus Cristo (Mt. 1: 23).

O Nascimento de Jesus mostra que Deus está conosco. E Jesus, antes de ascender ao céu, promete aos seus discípulos: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt. 28: 20). Então, Jesus está conosco sempre!

CONCLUSÃO:

Mesmo diante das dificuldades e crises podemos confiar em Deus. Pois, a conexão entre a terra e o céu foi restaurada em Cristo. Por isso, não estamos sozinhos em um mundo mal. Deus está conosco na jornada para a Terra Prometida, a nova terra onde habita a justiça.


2 comentários: