terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cristo Recebe Pecadores Impuros- Mc 1. 40-45

Introdução:

Para fins didáticos, pularemos alguns versos desse livro, porém isso não significa que não trataremos dos assuntos desses versos, mas faremos isso, porque trataremos desses temas na passagem que estudaremos hoje.

No último sermão, nós falamos sobre a autoridade de Jesus sobre os demônios e as enfermidades. O texto da nossa última exposição termina no v. 28 do cap. 1 de Marcos dizendo: correu a sua fama por toda a província da Galiléia”.

Jesus agora era um homem famoso... todos nós sabemos como é difícil chegar perto de alguém famoso. Quem aqui já pediu um autógrafo? Muitas vezes é uma situação embaraçosa, lembro-me de uma vez quando pedi um autógrafo a um conferencista famoso, o sujeito mal me olhou, e mais, ele só estava autografando se alguém comprasse um livro dele. Tive que mentir dizendo que já possuía todos os livros do sujeito, então ele acabou autografando a minha bíblia... acredito que todos nós já enfrentamos alguma situação embaraçosa ao nos aproximarmos de alguém famoso. Isso sempre acontece porque nós nutrimos a ideia de que essas pessoas são muito superiores a nós. Nos sentimos como imundos diante deles.

Pois bem, no texto que lemos encontramos um leproso nessas mesmas circunstancias, pois ele estava diante da celebridade de Nazaré. A fama de Jesus tinha chegado até ele, mas o leproso queria muito mais do que um autógrafo, ele queria a solução para o seu problema de impureza. Essa noite falaremos a partir desse texto sobre o tema:

Tema: Cristo Recebe Pecadores Impuros

Em primeiro lugar nós devemos reconhecer que:

1-VIVEMOS NUM MUNDO DE AFLIÇÕES (V. 40).

Aproximou-se dele um leproso...

O sofrimento é patente aos nossos olhos, nós não negamos isso. Existe muito sofrimento nesse mundo. Desde doenças incuráveis, problemas familiares, fomes e morte. Contudo, todos nós desejamos alivio imediato e soluções rápidas. Cirurgias que nos deixem magros da noite para o dia, curas instantâneas. Por isso, existem peregrinações a tantos santuários romanos, e também santuários evangélicos.

Nós temos aqui um homem que buscava também solução para um problema terrível que afligia o mundo antigo, estou falando da lepra. Quando a bíblia se refere a lepra, ela não se refere especificamente a doença que nós conhecemos como hanseníase, mas a uma série de doenças de pele. Em Lv 13, a lei de Deus tinha diversas recomendações para quem tinha essa doença:

Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo. (Lv 13. 45).

Sua habitação deveria ser fora da cidade:

Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial. (Lv 13. 46).

Ele era cerimonialmente impuro, ele não podia participar da vida da igreja, dos sacrifícios, da leitura da lei.

Aplicação: certamente você também tem alguma aflição, se não é uma aflição física, mas com certeza, deve ter alguma, todos nós temos. Você sofre da mais séria aflição que existe, e que é a fonte de todas as aflições. Estou falando do pecado. Desde o seu nascimento você é um pecador (Sl 51. 5). Você não é pecador porque peca você peca porque é por natureza um pecador. Tudo que fazemos está manchado pelo pecado, todos nós somos cerimonialmente impuros.

O leproso nos ensina o que todo pecador imundo precisa fazer, ele precisa ir a Cristo. Não importa o problema ou aflição. Na verdade, só existem dois problemas na vida da humanidade. O primeiro é o pecado, o segundo é consequência dele. Jesus veio especificamente para tratar do nosso problema principal (v. 38). E ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas, para que eu ali também pregue; porque para isso vim.

A missão principal de Jesus não foi ser um milagreiro, ele veio para pregar as boas novas do reino. No caminho, ele também curava, expulsava demonios, aliviava as dores, mas a sua missão principal era pregar.
O leproso também nos ensina algo sobre oração.

(V. 40) Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos...

 Ele se aproxima de Cristo com humildade. Precisamos saber o que significa essa palavra. Muitas pessoas acham que ser humilde é precisar de um intermediário para se aproximar de Deus. Os evangélicos também acham que o pastor é uma espécie de intermediário. Cristo recebe pecadores impuros. O leproso tem acesso direto a Cristo.

Ele também vem com submissão a Cristo:

 ... Se quiseres, podes purificar-me.

2-COMO CRISTO RECEBE AOS QUE VEM A ELE (V. 41).

Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o, e disse-lhe: Quero, fica limpo.
 
Não foi uma cura limpinha, Jesus tocou num homem imundo. Somente Marcos nos diz que Jesus estendeu a mão para tocar nesse homem. Jesus podia perfeitamente curá-lo sem o auxílio do toque (ele fez isso várias vezes), mas o toque aqui nos ensina que Jesus se identifica com a dor e o sofrimento dos pecadores. Esse homem com certeza, não era tocado por ninguém há muito tempo. A nossa tradução diz que Jesus, profundamente compadecido”, o texto original nos diz que as entranhas de Jesus foram movidas.

O V. 42 nos diz: No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo.
A cura foi instantânea. Assim como aconteceu com a sogra de Pedro no (V. 31) que pulamos na leitura. O comentarista William Hendriksen nos diz: “que os curandeiros de hoje imitem isso!”. Por um tempo ele deu esse poder aos apóstolos, vemos isso em Atos, mas quando a igreja foi estabelecida esses sinais não eram mais necessários. Com isso, não estamos a dizer que Cristo não possa curar hoje em dia, ele pode curar, se essa for a sua vontade.

Jesus salvou, curou e em seguida deu instruções sobre como aquele homem deveria proceder. Esse é o padrão de Deus. Jesus não veio para abolir a lei, ele veio cumprir a lei. Observe os V. 43 e 44:

Fazendo-lhe, então, veemente advertência, logo o despediu. E lhe disse: Olha, não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo.

Se o leproso tivesse ido até o sacerdote, eles teriam uma prova incontestável de que Jesus era o messias, mas ele não foi. A primeira coisa que o leproso faz, após ser curado por Cristo é desobedecer a Cristo. Observe o verso 45:

Mas, tendo ele saído, entrou a propalar muitas coisas, e a divulgar a notícia, a ponto de não mais poder Jesus entrar publicamente em qualquer cidade, mas permanecia fora em lugares ermos; e de toda parte vinham ter com ele.

Aplicação: muitas vezes achamos que depois de termos sido libertos podemos viver de qualquer maneira. Alguém já comparou a nossa libertação com a libertação de um homem que está preso há 30 anos. der repente chega o governo e diz: você está livre. Esse homem não diz, ôpa quer dizer que eu posso matar de novo? Não! ele sabe que está livre para viver conforme a lei. Assim também acontece conosco. Fomos libertos para viver conforme a lei de Deus.

A desobediência do leproso curado pode parecer compreensível aos nossos olhos, afinal ele foi curado! Mas não foi, ele desobedeceu a Cristo, e isso teve consequências, pois Jesus não entrou em muitas cidades por conta disso.

Aplicação: muitas vezes, basta recebermos algum benefício de Cristo, para logo em seguida, o desobedecermos. As vezes, em coisas que parecem compreensíveis também.

Conclusão:

Até agora nós vimos que vivemos num mundo de aflições, vimos que Cristo recebe os imundos que a ele vem, mas a coisa mais importante que devemos guardar desse texto é que Cristo levou as nossas dores. (note eu não disse que ele curou todas as enfermidades do mundo), estou falando do pecado do seu povo.

O leproso que era purificado tinha que oferecer um sacrifício (Lv 14). Ele tinha que pegar duas aves limpas, matar uma, fazer escorrer o seu sangue numa cumbuca de barro, depois misturar o sangue do pássaro morto com água corrente. O pássaro vivo deveria ser mergulhado nessa mistura, logo em seguida, deveria ser solto. Em seguida a mistura era aspergida sobre o leproso para que ele fosse declarado limpo.

Jesus mandou o leproso fazer isso no (V. 44) vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo.

Esse ritual apontava para o próprio sacrifício de Cristo. A vida de um pássaro estava ligada a morte do outro. A pureza daquele que estava impuro estava ligada a morte de uma vítima inocente. Foi isso que Cristo fez por nós. (Is 53. 5) Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Uma tradução latina, juntamente com a septuaginta vão dizer: ele se fez leproso por nós, ou ele foi ferido de lepra por causa dos nossos pecados.

Jesus trocou de lugar com o leproso: no começo da história é o leproso que não pode entrar na cidade. No final da história, é Jesus que não pode entrar mais na cidade por conta da desobediência do leproso.

Ele se fez “leproso” por nós.

Oração.


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário