domingo, 30 de setembro de 2012

O Quinto Mandamento: A Honra ao nosso Deus Através da Honra aos Nossos Pais- Êx 20:12


Introdução:

Em (Mt 22:36-40) está escrito: “Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.

Nesse texto Jesus sintetizou o decálogo, pois a primeira tábua da lei resume o nosso dever de amar a Deus, e a segunda tábua fala do nosso dever para com o nosso próximo. Quando o Senhor fala do nosso amor a Deus acima de todas as coisas, ele faz uma referencia aos primeiros quatro mandamentos do decálogo, e quando fala do nosso amor ao próximo, ele se refere ao restante do decálogo.

Muitas vezes esse texto é citado como prova de que agora, sob o novo pacto, esses são os únicos mandamentos obrigatórios para o cristão. Contudo, esses dois mandamentos não foram introduzidos como uma novidade pelo Senhor Jesus, mas sim como uma repetição da lei de Deus na antiga aliança:

(Dt 6:4,5) “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças”. 

 (Lv 19:17,18)  Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado. Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR”. 

A partir de hoje falaremos sobre esses deveres que temos para com o nosso próximo e, pra começar, vamos falar sobre quem está mais próximo de nós (que são os nossos pais).


I- O VALOR QUE DEUS CONCEDE A FAMÍLIA

Dos dez mandamentos, quatro tem uma relação direta com a família: “honra teu pai e tua mãe”, “não adulterarás”, “não furtarás” e “não cobiçarás”. Note que o texto de Êxodo não fala do caráter moral dos nossos pais ou de que só devemos honrá-los se eles nos honrarem. A importância que Deus dá a família e especificamente a esse mandamento fica evidente nas punições que estavam prescritas para quem desonrasse os seus pais:

“E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto”. (Êx 21:17).

“O que ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto”. (Êx 21:15).

“Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos, Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar; E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá”. (Dt 21:18-21).

O interessante é que a punição para quem desonrasse os seus pais era igual a que era aplicada a quem desonrasse o nome de Deus (Lv 24:16). Isso significa que Deus considera a autoridade dos pais como uma autoridade delegada por ele. Segundo Rousas John Rushdoony:

“O quinto mandamento ao falar dos pais e, por implicação, de todas as autoridades ordenadas por Deus, está estabelecendo em primeiro lugar a autoridade de Deus”. 

O catecismo de Heidelberg escrito por volta de 1560

 104. O que Deus exige no quinto mandamento?

R. Devo prestar toda honra amor e fidelidade a meu pai e a minha mãe e a todos os meus superiores; devo submeter-me à sua boa instrução e disciplina com a devida obediência (1), e também ter paciência com seus defeitos (2); porque Deus nos quer governar pelas mãos deles (3).

O catecismo maior de Westminster

124. Que significam as palavras “pai” e “mãe”, no quinto mandamento?

R-As palavras “pai” e “mãe”, no quinto mandamento, abrangem não somente os próprios pais, mas também todos os superiores em idade e dons, especialmente todos aqueles que, pela ordenação de Deus, estão colocados sobre nós em autoridade, quer na Família, quer na Igreja, quer no Estado.
Isso está em concordância com (Lv 19:32) “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR”.

II A FAMÍLIA SOB ATAQUE

Vivemos em dias em que a autoridade da família é constantemente atacada através da mídia, do governo, dos intelectuais, do movimento feminista etc. há quase cem anos Sigmund Freud escreveu que:

“o pai primitivo era violento e expulsava de casa os filhos homens para possuir sexualmente a mãe e as filhas, mas certo dia, os filhos voltaram, mataram o pai o comeram e depois possuíram a mãe e as filhas sexualmente”. Segundo Freud, a sociedade começou a condenar o parricídio, o canibalismo e o incesto por conta do remorso que o homem primitivo sentiu a partir dessas ações. Mas essa abordagem de Freud é, na verdade uma maneira de tentar secularizar a família, ou tentar torná-la mero produto do evolucionismo.

Contudo, a palavra de Deus nos assegura que a família é uma instituição do próprio Deus (Gn 1:27,28) “E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra” (Gn 2:24) “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”.
 
III JESUS E O QUINTO MANDAMENTO

Como cumpriu perfeitamente a lei de Deus, Jesus não poderia deixar de ser o maior exemplo de honra ao quinto mandamento.

(Mateus 15:1-6)“Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição? Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus”.

1-Um Mandamento para os adultos. (a responsabilidade de cuidar dos seus pais na velhice).

2-Não podemos reinterpretar os mandamentos de Deus (por mais “santa” que seja a nossa intenção).

Ao contrário do que muitos pensam Jesus não tratou os seus pais segundo a carne com desdém. Alguém que leia (Mt 12:47-50) “E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe". Pode ter a falsa impressão de que ele tenha feito isso, mas precisamos entender o contexto em que Jesus disse essas palavras e qual era a sua intenção. Aqui Jesus quis deixar bem claro que nada pode estar entre Deus e o homem nem mesmo a sua família de sangue. Ele já disse isso em outro lugar (Mt 10:37) “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim”. (Lc 2:51) nos mostra que Jesus era obediente aos seus pais E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas”. 

Ainda quando estava na cruz Jesus não se esqueceu da sua responsabilidade para com a sua mãe (o seu pai provavelmente já tinha morrido). 

(Jo 19:26-27) “Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa”.

IV A PROMESSA DE VIDA ANEXA A ESSE MANDAMENTO
 
(Ef 6:1-3) “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”. 

(Ex 20:12) “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá”. 

Diante dessa promessa com certeza alguém dirá: “mas eu conheço alguém que era um bom filho, mas morreu jovem”. Isso é administrado de acordo com a providencia e soberania de Deus! Devemos nos lembrar que todo filho de Deus tem algo superior à vida longa e à prosperidade material: ele tem a vida eterna e uma herança celestial, ele é co-herdeiro com Cristo e herdeiro do reino dos céus!

CONCLUSÃO:

Quero concluir com três aplicações para nós.

1-O respeito e a honra que demonstramos pelos nossos pais naturais são uma ilustração da honra que devemos prestar ao nosso Deus.

2-Diante de tudo que ouvimos, devemos fazer uma reflexão, pois certamente todos nós de um modo ou de outro temos quebrado esse mandamento!

3-O Senhor Jesus foi o nosso maior exemplo, pois honrou a Deus perfeitamente (Fl 2:8)E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”. Nisso ele também foi o nosso representante!  

Jairo Rivaldo

2 comentários:

  1. Amados irmãos da Igreja de Toritama. Meus respeitos à liderança dessa Igreja. Fiquei encantado e altamente motivado pelo zelo na ordem teológica, doutrinária, abordagem dos estudos e a preservação dos princípios que regem a Igreja Presbiteriana do Brasil. Estimo a perseverança na obra do Senhor e que Deus os abençoe. Atenciosamente. JOSÉ REINALDO DA SILVA, Diácono em disponibilidade da Igreja Presbiteriana de Valença-BA.

    ResponderExcluir
  2. Excelente mensagem sobre esse tema tão pouco abordado nas igrejas. Em dias que os filhos se acham tão insubmissos aos pais precisamos resgatar o respeito aos pais e aos anciãos da igreja e na sociedade. Rev. André Estaneck Portes. Pastor da 6ª Igreja Presbiteriana de Alto Jequitibá em Vargem Grande.

    ResponderExcluir