terça-feira, 28 de agosto de 2012

O Descanso Seguro no Deus que nos Salva (O Quarto Mandamento) Êxodo 20:8-11


Introdução:

Existe uma tendência natural no homem de ser um ser auto-centrado, de se ocupar demais com os seus interesses e com os seus afazeres e, em detrimento, se esquecer de adorar a Deus. Por esse motivo, o quarto mandamento começa com o verbo “lembrar”. Lembra-te!

Antes de expor qual é a visão correta da guarda do Shabat cristão, devemos responder a pergunta: O mandamento do sábado é uma lei moral ou cerimonial?

R=O mandamento faz parte da lei moral de Deus, da lei que não foi abolida em Cristo, da lei que permanece, pois Ele faz referencia ao episódio da criação. Se dissermos o contrário, estaremos quebrando a unidade da lei de Deus. Além do mais, alguém poderia manipular a interpretação dos outros nove mandamentos e dizer que eles também foram cerimoniais ou restritos aos israelitas.

I-O SIGNIFICADO DE SHABAT NA ESCRITURA

O termo significa literalmente “descanso”, de modo, que o texto poderia ser traduzido assim: ”Lembra-te do dia de descanso para o santificar”. As escrituras nos falam de três diferentes sábados:

1-O “descanso” de Deus 

 E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera”. (Gn 2:2-3). Esse descanso de Deus seria exemplo e uma figura do descanso prometido aos seus (Hb 4:9) “Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus”.


2-O “sábado judaico”

É bom que se diga que não existe evidencia histórica da guarda do sábado antes do êxodo. 

Em Dt 5:15 onde há uma repetição do decálogo, se diz:” Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado”. O motivo da ordenança específica de Deus para Israel tem um propósito redentivo. 

Este sábado judaico com todas as suas exigências era um sinal entre Deus e o seu povo (Êx 31:13-17) “Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se”.

O sábado judaico não era primordialmente um dia de adoração, mas sim, um dia de descanso. O padrão de adoração semanal não existia na lei do AT. A sinagoga foi quem introduziu isso no período intertestamentário, e no NT nós vemos essa prática promovida. No AT a adoração era centrada na família e acontecia diariamente. Embora, o povo de Deus se reunisse solenemente em várias ocasiões. 

Várias leis regulamentavam o descanso no sábado (Êx 34:21)Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás: na aradura e na sega descansarás” além de proibir o trabalho braçal, a compra e a venda também eram proibidas (Ne 13:15-19).O trabalho doméstico também era proibido (ÊX 35:3) “Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado”. 

3-O sábado cristão:

A igreja como o novo “Israel de Deus”(Gl 6:16) passou a guardar “Dia do Senhor”(Ap 1:10) mostrando que a essência do sábado cristão é o descanso pela vitória da ressurreição.

Basta uma lida no NT para constatarmos que não foram poucas as controvérsias que envolveram o Senhor Jesus e os judeus da época a respeito do sábado. Em (Lc 6:5) “O Filho do homem é Senhor até do sábado”. 

Jesus mostrou àqueles homens que a redenção é a essência do quarto mandamento (Mt 12:11)” E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?” (Mc 3:4) “E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se”. (Mt 12:1-8) a respeito de colher espigas. De maneira que, resgatar um animal, curar um doente e matar a fome dos famintos são atos redentivos.

Frequentemente os sabatistas acusam os cristãos históricos de adulterar o quarto mandamento, e dizem que foi o Imperador Constantino quem instituiu a guarda do Domingo em 321 D.C

*Quem mudou o dia de sábado do sétimo para o primeiro dia da semana?

A resposta é o próprio Senhor Jesus! Ao cumprir a sua obra de redenção dissipando as sombras do AT (Cl 2:16,17)” Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo”.  Isto porque a ressurreição de Cristo consumou tudo o que o sábado simbolizava; consumou a nova criação, uma vez que o sábado representava a primeira criação; consumou a nova libertação, uma vez que o sábado representava a libertação do Êxodo.

 No Novo Testamento vemos que o Senhor Jesus ressuscitou no Domingo, o primeiro dia da semana (Mt 28:1ss).Aparereceu aos apóstolos nesse dia: Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. (Jo 20:19) A partir daí os cristãos passaram a guardar o Domingo (At 20:7)” E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. Este acontecimento é narrado por Lucas 15 ou 20 anos depois de Cristo. O dia de pentecostes foi num domingo (Lv 23:15,16), também era nesse dia que os cristãos se reuniam recolhiam as ofertas (1Co 16:2).  

Na epístola aos Hebreus, o sábado é interpretado e tem mais uma vez o seu sentido enriquecido. Ele simboliza o descanso do povo de Deus em Cristo, a paz em que vive o crente por haver sido perdoado e, afinal, o descanso que encontrará no céu, livre do pecado, do diabo e das corrupções do mundo.

Devemos, todavia, ter em mente que a razão maior do sábado é o próprio Deus, pois o sétimo dia é “o sábado do senhor” (Ex 20:10). Por isso o Domingo se tornou o dia ideal para ser o dia do Senhor, pois nele celebramos um memorial à Sua ressurreição, a maior obra que Ele realizou aqui na terra.

II COMO GUARDAR O SÁBADO CRISTÃO

Guardar o dia do Senhor não deve ser considerado como mera tradição, nem tão pouco deve ser encarado como legalismo. Muitas pessoas acham que os mandamentos de Deus são restritivos. Nós corremos o perigo de enfatizar apenas o aspecto negativo desse mandamento quando dizemos que não se devem fazer determinadas coisas nesse dia, mas esquecemos de dizer que existe um aspecto positivo na guarda desse mandamento e que também devemos fazer determinadas coisas nesse dia.

Já ouvi de cristãos professos que o domingo é um dia tedioso, outros acham que esse dia é reservado para o lazer. Mas esse dia é um dia que deve ser usado por nós para a nossa devoção a Deus e meditação na sua Palavra, como nos diz a nossa confissão de fé cap. XXI, VIII:

“Este sábado é santificado ao Senhor quando os homens, tendo devidamente preparado os seus corações e de antemão ordenado os seus negócios ordinários, não só guardam, durante todo o dia, um santo descanso das suas próprias obras, palavras e pensamentos a respeito dos seus empregos seculares e das suas recreações, mas também ocupam todo o tempo em exercícios públicos e particulares de culto e nos deveres de necessidade e misericórdia. Exo. 16:23-26,29:30, e 31:15-16; Isa.58:13”.

Deveríamos ansiar pela chegada desse dia, todas as semanas das nossas vidas!

Conclusão: Aplicação

1-Devemos confessar que temos sido negligentes na nossa observância do quarto mandamento (esse mandamento é acultural), não é por que a nossa cidade trabalha de domingo a domingo que nós devemos seguir essa cultura materialista.

2-Quando observamos o quarto mandamento, vemos o quão bondoso tem sido o nosso Deus em determinar desde a criação que houvesse repouso para o nosso corpo, mente e alma.

3-O descanso prometido e prefigurado no antigo pacto é finalmente alçando na ressurreição de Cristo, "O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação" (Rm 4:24).

Que Deus nos abençoe!

Jairo Rivaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário