terça-feira, 28 de agosto de 2012

Honra ao Deus que conhecemos pelo Nome (O Terceiro mandamento) Ex 20:7


Introdução:

Na nossa cultura o nome é algo quase que sem significado, nós colocamos todo o tipo de nomes em nossos filhos, e muitas vezes não conhecemos o seu significado. Na língua hebraica é sempre usado no sentido de essência e caráter revelado (Ex: Jacó, Abraão, Isaque). 

Nas escrituras, o nome de Deus não é algo sem significado ou sentido, Ele não se chama “Deus” apenas para diferenciá-lo dos deuses pagãos, mas o seu Nome expressa o seu caráter. Lendo o texto de êxodo, nós temos que chegar a triste conclusão de que estamos muitas vezes desonrando “o Nome que é sobre todo o nome”.

I De que forma desonramos o nome de Deus?

1-Quando Blasfemamos: “Falar contra”

Alguém acha que blasfemar é tão somente falar contra Deus, mas muitas vezes quando alguém diz: ”Por que o Senhor permitiu isso?”, guerras, desastres naturais, um problema familiar, uma doença etc.

2-Quando expressamos uma falsa piedade:

A maioria dos evangélicos peca nesse sentido. O “evangeliquês”, e os chavões evangélicos estão presentes na mídia e nas igrejas modernas. É um tal de “Deus medisse”, “Deus me mostrou”, “Deus mandou te dizer”, através de adesivos de carro, “Jesus, o segredo do meu sucesso” etc.

3-Quando adoramos de forma superficial:

No culto moderno, o nome de Deus é muitas vezes tratado com desonra. Canções do tipo “apaixonado por Jesus” (como se ele fosse meu namorado), menções do tipo: paizinho, o cara lá de cima etc, revelam o descompromisso com a adoração pautada na palavra de DEUS.

4-Quando tratamos o Nome de Deus com supertição:

Alguns cristãos imaginam que a expressão: ”em Nome de Jesus” seria uma espécie de palavra mágica para conceder e realizar todos os seus desejos. contudo, orar em nome de Jesus significa representá-lo, significa fazer o que Ele faria se estivesse naquela situação.

5-Quando eu professo uma fé que não condiz com a minha vida prática:

“Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim”. (Mt 15:8)

A nossa vida deve ser para a glória de Deus, pois quando vivemos desse modo, Deus é glorificado:

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”. Mt 5:16

II Cumprido o terceiro mandamento: (Aplicação)

De que forma devemos honrar o nome de Deus?

1-Quando aceitamos a sua vontade para a nossa vida, seja ele qual for.
 “E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR”. (Jó 1:21)

2-Quando não acrescentamos, nem diminuímos a mensagem do evangelho. Quando não juramos falsamente.

3-Quando adoramos a Deus da forma como ele ordenou em sua Palavra: com reverencia.

4-Quando vivemos aquilo que professamos:

“Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade”. (Tg 2:12)

Conclusão:

“santificado seja o teu nome”. Mateus 6:9
Só nele há salvação: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (At 4:12) Que Deus no abençoe!

Jairo Rivaldo




Nenhum comentário:

Postar um comentário