domingo, 26 de agosto de 2012

Aspectos da Imagem de Deus no Homem- Gênesis 1: 24 – 31



INTRODUÇÃO:

Então, no último domingo iniciamos uma série de sermões baseados em gênesis. Abordamos do início da criação até o quinto dia.

Hoje, falaremos sobre o sexto dia, quando o Todo Poderoso, além de criar os animais domésticos e selváticos, cria o homem que é a coroa da criação, e o faz de acordo com a sua imagem e semelhança.

Portanto, podemos questionar: o que significa ser criado a imagem e semelhança de Deus? Quais são as implicações em ser criado a imagem e semelhança de Deus?
Então, observando os atos criadores de Deus no sexto dia, vamos analisar o surgimento dos animais e a criação do homem.

Vejamos sobre a criação dos animais (vs. 24, 25), o contraste entre animais domésticos e selvagens distingue gado de carnívoros (Ez. 29:5; 32:4). É perceptível a ausência da bênção nos animais terrestres. Não podem exercer domínio sobre a humanidade, a qual é abençoada para governá-los. Os peixes e as aves, contudo, recebem bênção, visto que habitam diferentes esferas e não constituem ameaças ao homem.

Agora, observemos os versículos 26 e 27, a força de ambos os versos está na ênfase de que Deus criou homem e mulher a sua imagem e semelhança. O que significa isso?

Imagem: essa expressão é usada unicamente com referência aos seres humanos, e assim os separa das demais criaturas. Enquanto as demais criaturas são criadas “segundo suas espécies”, a humanidade é feita “à imagem de Deus”. Serve para distinguir o ser humano dos animais.
Semelhança: sublinha que a humanidade é apenas um fac-símile de Deus, portanto, distinta dele. No Antigo Oriente Próximo a imagem da divindade é igualada a própria divindade. Na visão bíblica a palavra semelhança serve para distinguir claramente Deus dos humanos.

ASPECTOS DA IMAGEM DE DEUS NO HOMEM
1.      DOMÍNIO (vs. 26, 28).
Deus tem domínio sobre sua criação e entendemos que este é um aspecto onde existem semelhanças. Pois, Deus ordenou que o homem tivesse domínio sobre as aves, peixes e animais que foram criados.
Ao exercer este domínio, o ser humano age como um representante de Deus. Contudo, devemos dizer que o homem tem um domínio limitado e derivado, isto é, só deve exercer seu domínio na medida em que Deus permite.
ASPECTOS DA IMAGEM DE DEUS NO HOMEM

2.      UNIDADE (vs. 27).
Deus criou homem e mulher, além do indicativo de complementariedade, a expressão também sugere unidade. Assim, o ser humano reflete a imagem de Deus, pois no nosso Deus há unidade.
A unidade harmoniosa entre as pessoas da Trindade pode ser vista na deliberação para a criação do ser humano: “façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (vs. 26).

3.      CAPACIDADE DE GERAR (vs. 28).
Deus criou tudo a partir do nada e criou a vida. Em um gesto gracioso, ele concede ao ser humano a capacidade de fazer surgir a vida não a partir do nada, mas a partir da união entre homem e mulher.
O fato do ser humano ser capaz de gerar vida é dos aspectos mais notáveis da imagem de Deus no ser humano.

4.      CAPACIDADE MORAL.
Essa capacidade moral nos permite compreender o mundo e discernir entre o certo e errado. Até mesmo o mais terrível pecador tem uma percepção daquilo que é correto e do que é errado.
A capacidade moral e racional são dadas por Deus. Inclusive, alguns filósofos fazem uso dessa capacidade moral, para argumentar a favor da existência de Deus.

APLICAÇÃO:
1.      Compreender que somos feitos a imagem de Deus é essencial para entender nosso destino e relação com Deus;

Quando não há este entendimento os seres humanos se tornam confusos e se depreciam, entregando-se ao pecado e a transgressão da lei de Deus.



2.      Devemos compreender que embora feitos a imagem de Deus, não somos Deus;
Este conceito é desenvolvido e tanto no Antigo quanto no Novo Testamentos. A imagem não é apagada após a queda, ela continua em cada indivíduo, só que de maneira distorcida.
Depois da queda, o Primeiro Adão (e toda a humanidade) só pode cumprir parcialmente o mandato de procriar e subjugar.

Somente Cristo, o Segundo Adão (Sl. 8; Hb 2)pode cumprir completamente a função regente da imagem, pois ele é singularmente a expressa imagem da pessoa de Deus: “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” (Cl.1: 15).

Ele traz salvação à humanidade caída. Portanto, ele é o verdadeiro Rei de Deus sobre a terra.

CONCLUSÃO:

Exaltamos a Deus, pois através de Jesus Cristo a imagem de Deus será totalmente restaurada em nós que temos ao Senhor como nosso Rei eterno.

Em relação a você que não conhecia a Palavra de Deus quanto a essas verdades, você foi criado por Deus, a imagem de Deus ainda está impregnada em você, ainda que distorcida, mas em Jesus Cristo, essa imagem é restaurada, esse é o momento de voltar-se pra Deus, rogando misericórdia e pedindo ao Senhor que restaure essa imagem que foi deturpada.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário