Então, no último domingo iniciamos uma série de sermões
baseados em gênesis. Abordamos do início da criação até o quinto dia.
Hoje, falaremos sobre o sexto dia, quando o Todo Poderoso, além
de criar os animais domésticos e selváticos, cria o homem que é a coroa da
criação, e o faz de acordo com a sua imagem e semelhança.
Portanto, podemos
questionar: o que
significa ser criado a imagem e semelhança de Deus? Quais são as implicações em
ser criado a imagem e semelhança de Deus?
Então, observando os atos criadores de Deus no sexto dia, vamos
analisar o surgimento dos animais e a criação do homem.
Vejamos sobre a criação dos animais (vs. 24, 25), o contraste entre animais domésticos e selvagens
distingue gado de carnívoros (Ez. 29:5;
32:4). É perceptível a ausência da bênção nos animais terrestres. Não podem
exercer domínio sobre a humanidade, a qual é abençoada para governá-los. Os
peixes e as aves, contudo, recebem bênção, visto que habitam diferentes esferas
e não constituem ameaças ao homem.
Agora, observemos os versículos
26 e 27, a força de ambos os versos está na ênfase de que Deus criou homem e mulher a sua imagem e
semelhança. O que significa isso?
Imagem: essa expressão é usada unicamente com
referência aos seres humanos, e assim os separa das demais criaturas. Enquanto
as demais criaturas são criadas “segundo suas espécies”, a humanidade é feita
“à imagem de Deus”. Serve para distinguir o ser humano dos animais.
Semelhança: sublinha que a humanidade é apenas um
fac-símile de Deus, portanto, distinta dele. No Antigo Oriente Próximo a imagem
da divindade é igualada a própria divindade. Na visão bíblica a palavra
semelhança serve para distinguir claramente Deus dos humanos.
ASPECTOS DA IMAGEM DE
DEUS NO HOMEM
1. DOMÍNIO (vs. 26, 28).
Deus tem domínio sobre sua criação e
entendemos que este é um aspecto onde existem semelhanças. Pois, Deus ordenou
que o homem tivesse domínio sobre as aves, peixes e animais que foram criados.
Ao exercer este domínio, o ser humano age como um
representante de Deus. Contudo, devemos dizer que o homem tem um domínio
limitado e derivado, isto é, só deve exercer seu domínio na medida em que Deus
permite.
ASPECTOS DA IMAGEM DE
DEUS NO HOMEM
2. UNIDADE (vs. 27).
Deus criou homem e mulher, além do indicativo de
complementariedade, a expressão também sugere unidade. Assim, o ser humano
reflete a imagem de Deus, pois no nosso Deus há unidade.
A unidade harmoniosa entre as pessoas da Trindade pode ser
vista na deliberação para a criação do ser humano: “façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (vs. 26).
3. CAPACIDADE DE GERAR (vs. 28).
Deus criou tudo a partir do nada e criou a vida. Em um gesto
gracioso, ele concede ao ser humano a capacidade de fazer surgir a vida não a
partir do nada, mas a partir da união entre homem e mulher.
O fato do ser humano ser capaz de gerar vida é dos aspectos
mais notáveis da imagem de Deus no ser humano.
4. CAPACIDADE MORAL.
Essa capacidade moral nos permite compreender o mundo e
discernir entre o certo e errado. Até mesmo o mais terrível pecador tem uma
percepção daquilo que é correto e do que é errado.
A capacidade moral e racional são dadas por Deus. Inclusive,
alguns filósofos fazem uso dessa capacidade moral, para argumentar a favor da
existência de Deus.
APLICAÇÃO:
1. Compreender que somos feitos a imagem de Deus é essencial para entender
nosso destino e relação com Deus;
Quando não há este entendimento os
seres humanos se tornam confusos e se depreciam, entregando-se ao pecado e a
transgressão da lei de Deus.
2.
Devemos compreender que embora feitos
a imagem de Deus, não somos Deus;
Este conceito é desenvolvido e tanto no Antigo quanto no Novo
Testamentos. A imagem não é apagada após a queda, ela continua em cada
indivíduo, só que de maneira distorcida.
Depois da queda, o Primeiro Adão (e toda a humanidade) só
pode cumprir parcialmente o mandato de procriar e subjugar.
Somente Cristo, o Segundo Adão (Sl. 8; Hb 2)pode cumprir
completamente a função regente da imagem, pois ele é singularmente a expressa
imagem da pessoa de Deus: “O qual é
imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” (Cl.1: 15).
Ele traz salvação à humanidade caída. Portanto, ele é o
verdadeiro Rei de Deus sobre a terra.
CONCLUSÃO:
Exaltamos a Deus, pois através de Jesus Cristo a imagem de
Deus será totalmente restaurada em nós que temos ao Senhor como nosso Rei
eterno.
Em relação a você que não conhecia a Palavra de Deus quanto a
essas verdades, você foi criado por Deus, a imagem de Deus ainda está
impregnada em você, ainda que distorcida, mas em Jesus Cristo, essa imagem é
restaurada, esse é o momento de voltar-se pra Deus, rogando misericórdia e pedindo
ao Senhor que restaure essa imagem que foi deturpada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário