terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Deus Criador é o Rei do Universo Gênesis 1: 1 – 25


INTRODUÇÃO:

Normalmente os fenômenos naturais nos deixam assustados, é certo que no Brasil não é comum acontecer determinados fenômenos que tragam como consequências grande destruição e mortes.

Contudo, mesmo não acontecendo de forma habitual, às catástrofes naturais também acontecem em nosso país, um exemplo que comprova o que estou falando foi o que aconteceu em janeiro de 2011 na região serrana do Rio de Janeiro, quando enxurradas provocaram deslizamento de terras e muitas casas foram destruídas e vidas ceifadas.

Diante de tais acontecimentos muitos perguntam: se Deus existe porque ele permite uma coisa dessas? Será que Deus tem o controle da natureza?
A partir da análise do texto lido haveremos de responder essas perguntas, que talvez sejam as perguntas que alguns do que aqui se encontram também fazem.  

ELUCIDAÇÃO:

O texto que lemos encontra-se em Gênesis, existem evidências históricas e textuais que a autoria deste livro é de Moisés, que deve ter escrito por volta de 1445 a. C, provavelmente na 1ª fase da caminhada de Israel pelo deserto do Sinai.

Nos 11 primeiros capítulos, gênesis fala de temas universais, tais como: criação do mundo, criação do homem, a queda, o dilúvio, a disseminação de homens, raças e línguas pela terra.
Devemos entender que o livro que explica o início do mundo e da humanidade não tem preocupações científicas, seu objetivo nos primeiros capítulos é afirmar o poder e a soberania criativa de Deus, ensinando aos israelitas que “Elohim” é o criador soberano que controla o destino do mundo e o deles também.
Diante destes dados introdutórios, vamos refletir nesta noite sobre o seguinte tema: O DEUS CRIADOR É O REI DO UNIVERSO.

1.       O Rei do Universo Criou Todas as Coisas Pelo Poder de Sua Palavra.

Logo no início, somos informados que Deus criou os céus e a terra: “No princípio Deus criou os céus e a terra” (vs. 1). Essa é uma informação sumária de que o Deus majestoso (Elohim) no princípio criou todo o universo. Ou seja, não foi um deus egípcio ou mesopotâmico que criou este mundo, mas foi o Deus Todo-poderoso. E Sua criação revela seu imensurável poder e sabedoria, sua imortalidade e transcendência.

“Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo,” (vs. 2a). Terra informe, escuridão total, tudo que existe é um oceano sem forma e vazio. Nada pode crescer nem se desenvolver nessa terra, é um caos absoluto.
Mas há um raio de esperança, “e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (2 b). Pairando como águia sobre o abismo o poderoso Espírito prepara a terra para habitação humana.
No Primeiro Dia, Deus Cria a Luz (vs. 3-5) – Disse Deus: "Haja luz, e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia”.

Deus passa a falar e a Sua primeira palavra confronta as trevas, Deus subjuga a escuridão com a luz radiante. Deus separou a luz das trevas, a luz simboliza a vida e bênçãos. Tendo em vista que o sol só mais tarde é introduzido como causa imediata da luz, a cronologia do texto enfatiza que Deus é a fonte de luz.

No Segundo Dia, Deus Cria o Firmamento (vs. 6-8) - Depois disse Deus: "Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas. Então Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam embaixo do firmamento das que estavam por cima. E assim foi. Ao firmamento Deus chamou céu. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia”.
Agora, a terra passa a tomar forma: água abaixo, água acima e a terra para respirar. Nesta expansão, o SENHOR separa a fonte de chuva das águas.

No Terceiro Dia, Deus Cria a Terra e a Vegetação (vs. 9 -13) – Conforme o versículos 9 e 10, Deus separa a terra das águas, as águas recuam e a terra aparece. A terra agora tem uma forma definida, não há somente o céu, há também os oceanos e a terra.
Deus ordena a terra que produza vegetação (vs. 11, 12), ela passa a poder sustentar a vida, a terra é o agente por meio do qual Deus media seu poder gerador.

No Quarto Dia, Deus Cria os Luzeiros (vs. 14 -19) – Os luzeiros distinguem uma ordem divina abrangente para marcar as estações, não o zodíaco ou astrologia. Dois grandes luzeiros, Enquanto que nos mitos do antigo oriente próximo o sol e a lua são as principais divindades, aqui são objetos sem nome designados por um Deus Criador para servirem a humanidade. As estrelas, os povos do antigo oriente criam que as estrelas guiavam os destinos das pessoas. Por isso, uma leve menção sobre as mesmas é criação de Deus simplesmente.

No Quinto Dia, Deus Cria Peixes e Aves (vs. 20-23) – A água produz vida somente por meio da palavra eficaz de Deus, as aves são criadas também pelo poder da palavra de Deus. No verso 22, diz que Deus abençoou, é indicativo de potência de vida para vencer a morte, ou seja, Deus abençoa as criaturas para a procriação, a despeito da morte.
No texto lido, salta-nos aos olhos a ênfase bíblica de que tudo que Deus fez é bom. O rei do universo criou seu reino bom sobre a terra.
Outros aspecto interessante é o paralelismo que ocorre na descrição da criação: o 1º Dia (Luz) está relacionado com o 4º Dia (Luzeiros); O 2º Dia (Firmamento) com o 5º Dia (Peixes e Aves) e o 3º (Terra e Vegetação) Dia com o 6º Dia (Animais e Homem), o Sétimo Deus descansou.

APLICAÇÃO:
Meus irmãos, o Nosso Deus é Soberano e Poderoso, Ele ordena e acontece, Ele deseja e vem acontecer, nada acontece na terra fora de Sua vontade. Com a Sua Palavra poderosa, Ele trouxe ordem ao caos. Com a Sua Palavra poderosa Ele controla o universo.

Quando o apóstolo João escreve o seu evangelho, ecoam as palavras majestosas de Gênesis 1:
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós,”  (João 1:1-5, 14).
João identifica Jesus Cristo como a Palavra de Deus por meio de quem todas as coisas foram feitas. Ele é um com o Deus Criador Soberano.

Paulo expressa ideias semelhantes do seguinte modo: “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”. (Colossenses 1:15-17).

O nosso Senhor Jesus Cristo é um com o Rei do universo. Por meio dele todas as coisas foram criadas. Perceber a natureza exaltada de Jesus nos torna mais conscientes do seu tremendo sacrifício ao se tornar humano. João nos diz que “Ele se fez carne” e Paulo diz que “Ele a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo”.

O Rei do universo se tornou um servo. Quando o mundo rumava para a destruição, Deus novamente falou sua palavra mediante Jesus: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). A Palavra de Deus, Jesus, criou este mundo, e a Palavra de Deus Jesus, remirá este mundo.

CONCLUSÃO:

Irmãos, não há o que temer. Deus continua reinando soberanamente sobre todo o universo que Ele criou. Tudo que acontece a este mundo está dentro da vontade de Deus, nada foge ao seu controle. E se você já teve uma experiência de conversão a Jesus Cristo, então você é dele e Ele é seu.






Nenhum comentário:

Postar um comentário