domingo, 27 de julho de 2014

Exposição de Atos - Atos 3: 1 -10

INTRODUÇÃO:

O texto que lemos fala sobre a cura de um aleijado de nascença. Essa cura, juntamente com o posterior sermão de Pedro ocasionaram a oposição e perseguição das autoridades judaicas.

Lucas iniciou o livro de atos afirmando que iria relatar o que Jesus continuou a “fazer e ensinar”, após a ascensão, através dos seus apóstolos (At. 1: 1-2).

Ele também disse que “muitos sinais e prodígios eram feitos por intermédio dos apóstolos”. Agora, ele fornece um exemplo do que havia afirmado anteriormente.

EXPOSIÇÃO:

Pedro e João Subiram ao Templo

Lucas não especifica a data, mas a hora era três da tarde. A chegada dos apóstolos coincidiu com a chegada de um coxo de nascença, que era levado ali para pedir esmolas.

O lugar do mendigo, “era a porta do Templo chamada Formosa” (vs. 2), identificada também como a porta de Nicanor, essa porta separava o recinto do Templo do pátio dos gentios e media cerca de 20 metros de altura.

Mas, ao pé dessa magnífica porta, sentava-se um coxo a mendigar. O médico Lucas afirma que: a)era um coxo de nascença; b)tinha mais de 40 anos (At. 4: 22); c) era tão aleijado que precisava ser carregado.

Quando Pedro e João iam entrar no Templo, rogou-lhes uma esmola (vs. 3). Os apóstolos pararam e olharam para o coxo, e Pedro deu-lhes duas ordens: Primeira, “olha para nós”(vs. 4), “ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa” (vs. 5). Mas, em sua segunda ordem, Pedro disse que tinha algo melhor do que dinheiro para oferecer: "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande" (vs. 6).

O Aleijado de Nascença é Curado

Em seguida, Pedro “tomando-o pela mão direita e o levantou” (vs. 7a). O que Pedro fez não foi um gesto de descrença, mas de amor. Então, “imediatamente, os pés e tornozelos se firmaram” (vs. 7b). Tão fortes e ágeis “que de um salto se pôs em pé” (vs. 8), o que jamais fizera antes.

Não só isso, ele acompanhou os apóstolos e entrou com eles no Templo, saltando e louvando a Deus sem parar (vs. 8). Era um cumprimento maravilhoso da profecia messiânica: “os coxos saltarão como cervos” (Is. 35: 6).

Rapidamente a multidão se aproximou. Pois eles o viram “andar e louvar a Deus” (vs. 9). Essa é a quarta vez que Lucas descreve o homem andando, como se quisesse enfatizar o incrível fato de suas pernas coxas estarem funcionando perfeitamente pela primeira vez.

Reconheceram ser ele o mesmo que há tanto tempo pedia esmolas na porta do Templo e ficaram admirados com o que acontecera (vs. 10).

LIÇÕES PRÁTICAS

1.      A Cura Física do Coxo Foi Uma Dramatização da Mensagem Apostólica da Salvação;

A cura tinha como objetivo mostrar que Jesus Cristo é o Messias que veio trazer salvação: “Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará. Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo” (Isaías 35:4-6).

2.      A Igreja Precisa Transparecer Cristo ao Pecador;

Pedro disse ao coxo: “olhe para nós”. Porém, podemos observar que o milagre é realizado em nome de Jesus. Depois, quando prega para ao povo, ele presenta Jesus como autor do milagre.

Então, Pedro queria que o coxo enxergasse além. A idéia é: “Olhe para nós e veja Jesus”.

Irmãos, Cristo tem sido visto em nós? O pecador está enxergando Cristo na sua família, nos seus negócios, no seu casamento, no seu trabalho?
3.      A Igreja Precisa Estender a Sua Mão ao Pecador;

Depois de orar pelo homem, Pedro o ajuda a levantar-se. “o poder era de Cristo, mas a mão era de Pedro”Thomas Walker.

Aquele não era um gesto de descrença, mas de amor. Além disso, Pedro já havia visto Cristo fazer isto quando tomou a filha de Jairo pela mão.
Então, precisamos estender a mão ao pecador. Existem muitos que estão prostrados, depressivos, desprezados. Enquanto Igreja de Cristo, precisamos ajudá-los, levantá-los, fazer boas obras.

Mas, sempre apresentando o evangelho. Contudo, sabendo que nem todos que ajudamos serão salvos. Porém, essa verdade não deve servir de empecilho para auxiliar o nosso próximo.

CONCLUSÃO:

Por sermos povo de Deus, precisamos orar para que o Senhor nos encha com o Espírito Santo e sejamos uma comunidade onde Cristo seja visto em nós.









Um comentário: