terça-feira, 15 de julho de 2014

Salvação, Requisitos e Consequências - Atos 2: 37 – 41

INTRODUÇÃO:

Como posso ser salvo? O que fazer para ser salvo? É possível ao ser humano desfrutar da salvação?

Acredito que em algum momento de sua vida você já fez estas perguntas. De maneira consciente ou não, a salvação é uma das maiores preocupações do ser humano, pois, a mesma trata sobre a eternidade, o porvir, o além morte.

Na mensagem de hoje vamos refletir sobre as exigências e consequências para que alguém possa desfrutar da salvação eterna.

EXPOSIÇÃO:

No sermão anterior, vimos o apóstolo Pedro explicando o que aconteceu no Pentecoste e aproveitando a ocasião oportuna para pregar o evangelho (Cristo Crucificado) para os judeus.

Agora, o texto bíblico descreve a reação da multidão ao sermão de Pedro, juntamente com a resposta dele.

No versículo 37, diz que “Compungiu-se-lhes o coração” – significa: convicção de pecado, consciência pesada. Os ouvintes queriam saber o que fazer.

Pedro respondeu que eles precisavam se arrepender e se submeter ao batismo em nome de Jesus (vs. 38). O que Pedro estabelece como exigência é humilhante para um judeu, mesmo porque, eles acreditavam que apenas os gentios convertidos é que precisavam se submeter ao batismo.

A acomodação ao Batismo em nome de Cristo seria demonstração de arrependimento, pois eles tinham rejeitado a Jesus Cristo e o acusado de blasfêmia.

Então, receberiam dois presentes de Deus: 1) O perdão dos pecados – até mesmo o pecado de rejeição a Cristo; 2) A dádiva do Espírito Santo – para regenerá-los e habitá-los.

Pois, a promessa de Deus não se limitava aos apóstolos e aos 120 irmãos que estavam com eles (vs. 39). Mas, a dádiva do Espírito Santo era para eles (judeus), seus filhos (geração subsequente), para os que estavam longe (judeus da dispersão), para quantos o Senhor nosso Deus chamar (gentios). Cada pessoa que é chamada por Deus através de Cristo recebe ambas a dádivas.

Lucas acrescenta que esse não é o fim do sermão de Pedro, pois ele “deu testemunho e exortou-os”. E a essência de sua exortação era: “salvai-vos desta geração perversa” (vs. 40).

Em outras palavras, não assimilem os ensinos pervertidos desta geração. Não se deixem influenciar por ela. Na verdade, teriam de mudar de comunidade, transferindo-se da que era velha e perversa para outra, que era nova e estava sendo salva (vs. 47).

A resposta ao apelo de Pedro é agora relatada. Grande número “aceitaram a palavra”  e em consequência foram batizadas, havendo um acréscimo “naquele dia de quase 3 mil pessoas” (vs.41).

De acordo com a promessa de Pedro, todos devem ter recebido o perdão e o Espírito, embora, sem sinais sobrenaturais. O texto não menciona nenhum fenômeno parecido com vento, fogo ou línguas.

LIÇÕES PRÁTICAS:

1.      A Salvação é Precedida Pela Pregação do Evangelho (Jesus Crucificado);

Em sua mensagem, Pedro concentrava-se na cruz e ressurreição de Cristo como acontecimentos históricos e salvífico.

2.      O Evangelho Exige o Abandono do Pecado e Amor a Cristo (Arrependimento e Fé);

Quando temos uma experiência de salvação com Cristo, nos arrependemos dos nossos pecados e desejamos fazer a vontade de Deus. Pois, uma nova vida exige novos padrões.

3.      O Abandono do Pecado e Amor a Cristo São Evidenciados Através do Batismo e Inserção na Comunidade Cristã.

A nova vida em Cristo é simbolizada e expressa pelo batismo. Nós não somos chamados para viver uma vida cristã isolada, individualista. Mas, compartilhada e coletiva. Em Cristo, somos transferidos para a sua comunidade.

CONCLUSÃO:

Quando experimentamos a conversão genuína a Jesus cristo, somos conduzidos ao arrependimento dos nossos pecados, depositamos fé no sacrifício purificador de Cristo. Somos batizados, externando o que aconteceu interiormente conosco e passamos a desfrutar da salvação. Esses são os requisitos e consequências da salvação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário