segunda-feira, 30 de junho de 2014

Pentecostes - Atos 2: 1 – 13


INTRODUÇÃO:

No dia 13 de agosto de 1727, um avivamento teve início entre os moravianos que moravam na Saxônia. A igreja reunida orava a Deus e pedia assim: “Senhor desejamos servir ao Cordeiro Jesus”.

A partir de então, os morávios se tornaram a igreja mais missionária depois da igreja primitiva. Enviaram milhares de missionários, em equipes, por todo mundo.

Dois jovens, morávios, desejando evangelizar as ilhas de São Tomé e Príncipe, na costa africana, não encontrando outra forma de entrar nessas ilhas que aglomeravam escravos que trabalhavam em minas, venderam a si mesmos para se tornarem escravos e pregarem o nome de Jesus ali.

ELUCIDAÇÃO:

O referido texto fala sobre o Dia de Pentecoste, originalmente era uma festa judaica para comemorar a ceifa, era também chamada de Festa da Colheita. Ela acontecia 50 dias após a Páscoa, dia em que se iniciava a colheita dos cereais.

Mas, no texto que lemos, o Pentecoste marca o derramamento do Espírito Santo sobre a igreja do Senhor, esse acontecimento é significativo: a) Significa o Ato Final do Ministério Salvador de Jesus Antes de Sua Segunda Vinda – O Senhor Jesus em cumprimento da promessa, envia seu Espírito para os fiéis para que constitua seu corpo e aperfeiçoe neles o que conquistou para eles. Nesse sentido, o Pentecoste não pode ser repetido.

b) Significa a Inauguração da Nova Era do Espírito – Agora todo povo de Deus pode beneficiar-se do ministério do Espírito Santo, somos testemunhas de Cristo, ainda que secundárias, a plenitude do Espírito é para nós.

O Capítulo que começamos a analisar possui três seções. 1. A Descrição do Evento do Pentecoste (vs. 1-13), 2. A Explicação do Evento dado por Pedro (vs. 4-41), 3. Os Efeitos Sobre a Vida da Igreja de Jerusalém (vs. 42-47).

EXPOSIÇÃO:

Conforme o versículo 1, “estavam todos reunidos no mesmo lugar”, acredito que os apóstolos e os 120 irmãos que compunham a congregação (At. 1: 15; 26).

De repente, ocorreu um grande fenômeno. O Espírito Santo desceu sobre eles. E sua vinda foi acompanhada por três sinais sobrenaturais: um som, uma visão e uma voz estranha (vs. 2 – 4).

O som não era vento, mas soava como vento; a visão não era fogo, mas lembrava o fogo; as línguas não eram as comuns (grego e aramaico), mas outras.

Na sequência do texto, Lucas não fala mais sobre os fenômenos como vento e fogo; Ele se concentra no terceiro, as línguas.

O relato bíblico enfatiza a natureza internacional da multidão que se reuniu. Versículo 5 – todos eram judeus, piedosos e estavam habitando em Jerusalém. Mas, eles não tinham nascido naquela cidade, vinham da dispersão e outros estavam ali por ocasião da festa.

“vindo de todas as nações” - refere-se ao mundo greco-romano” situado ao redor do Mediterrâneo, ou seja, em todas as nações em que haviam judeus (vs. 6 – 11).

Era uma multidão internacional que se reuniu em torno dos 120 crentes. “Como ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus” (vs. 11c), indagavam, “cada um na sua própria língua materna” (vs. 8) – aquele acontecimento foi uma habilidade sobrenatural para falar línguas reconhecíveis.

O texto mostra que o conteúdo falado por eles era sobre “as grandezas de Deus”, a multidão ficou tão admirada do que ouviu que ficou perplexa e a se perguntar: “que quer dizer isto?” (vs. 12). Outros, de maneira irônica diziam que eles estavam embriagados (vs. 13).

LIÇÕES PRÁTICAS PARA A IGREJA HOJE

1.      O Espírito Santo Reveste a Igreja de Cristo Para o Testemunho.

O Espírito Santo impulsionou a igreja a testemunhar, falando das “grandezas de Deus”.

2.      A Igreja Precisa Testemunhar de Cristo em Todo Lugar.

O primeiro testemunho da igreja foi transcultural, feito em línguas gentílicas para os judeus dispersos em países remotos, entre povos ainda não alcançados.

CONCLUSÃO:

Parece claro que, desde o inicio da vida da “igreja revestida”, Deus conduzia seu ministério a uma visão do Reino, a uma visão dos povos, a uma visão do testemunho como resultado de um avivamento, a visão dos confins.
Deus Prepara uma igreja missionária, que estejamos dispostos a sermos usados por Deus com este propósito, testemunhando do Senhor Jesus sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário