segunda-feira, 30 de junho de 2014

DOIS FATORES ESSENCIAIS PARA A ORAÇÃO VERDADEIRA - Atos 1: 12 – 14


INTRODUÇÃO:
Depois da Ascensão de Jesus, os discípulos voltaram para Jerusalém, pois, o Senhor havia prometido o derramamento do Espírito Santo em Jerusalém.

Antes do Pentecostes, Lucas relata como eles  preencheram os dez dias seguintes, antes do Pentecostes.

ELUCIDAÇÃO:

Enquanto aguardavam a promessa, eles permaneciam se ajuntando e orando a Deus pelo derramamento Espírito Santo (vs. 14).
Na sala onde se alojavam, era uma combinação saudável: louvor contínuo no Templo e oração continua em casa.

1.      Unidade - A Oração Unânime Dos Discípulos.

As pessoas que se reuniam para orar era uma congregação de cerca de 120 pessoas (vs. 15). Nesse grupo, os apóstolos estavam incluídos (vs. 13).
Além dos onze apóstolos, são mencionadas as mulheres (vs. 14), referindo-se a Maria Madalena, Joana (cujo marido cuidava da manutenção do palácio de Herodes) e Susana. Esse é o trio de mulheres que Lucas menciona no seu evangelho as quais lhes prestavam assistência (a Jesus) com os seus bens.
A seguir, em destaque, Lucas apresenta Maria, mãe de Jesus, cujo papel singular no nascimento de Jesus ele descreveu nos dois primeiros capítulos do seu evangelho, juntamente com os irmãos dele (vs. 14). Que, agora estão alistados entre os crentes.

Todos esses eram “unânimes” em oração – traz a ideia de união e concordância quanto ao proposito pelo qual estavam orando.

2.      Perseverança - A Oração Perseverante Dos Discípulos.

Perseverante – significa estar ocupado ou ser persistente em toda atividade. Lucas emprega o termo mais tarde em relação aos novos convertidos que perseveravam na doutrina dos apóstolos.
Antes, o Senhor Jesus já havia ensinado seus discípulos a serem perseverantes na oração. Vamos observar o texto: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á”. (Mateus 7:7-8).

CONCLUSÃO:

A base dessa união e perseverança na oração é o mandamento e a promessa de Jesus. Ele Prometeu que logo lhes enviaria o Espírito.
Aprendemos que as promessas de Deus tornam importante a oração, pois, somente as promessas de Deus que nos dão a garantia para orarmos e a confiança de que ele nos ouvirá e responderá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário