segunda-feira, 30 de junho de 2014

As Exigências Bíblicas Para o Apostolado - Atos 1: 15 – 26

INTRODUÇÃO:

Depois de relatar a comissão do Senhor, sua Ascensão e as orações perseverantes dos discípulos, Lucas chama a atenção para apenas mais uma ação antes do Pentecostes, a eleição de um outro apóstolo para substituir Judas.

1.      A Necessidade de Eleger Um Apóstolo Se Dar Por Causa da Traição e Morte de Judas (vs. 18, 19).

Os versículos 18, 19 parecem não fazer parte da fala de Pedro, pois eles interrompem a sequência de seus pensamentos.

Assim, devemos entender esses dois versículos como parênteses editoriais, em que Lucas informa aos seus leitores sobre as circunstâncias da morte de Judas. Lucas é direto ao chamar a traição de Judas de um ato de iniquidade (vs. 18).

Com referência ao relato da morte de Judas, alguns céticos argumentam que existe contradição no relato de Lucas em comparação com o de Mateus.
Mateus escreve: “retirou-se e foi se enforcar”. Lucas diz: “precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram” (vs. 18).

Mas, é perfeitamente possível supor que, depois de se enforcar, seu corpo caiu, presumindo-se que a corda ou o galho se quebrou e seu corpo se dilacerou ao cair no chão.

2.      A Garantia Para Eleger Um Apóstolo é o Cumprimento das Escrituras (vs. 15 – 17)

A justificativa para substituir um apóstolo estava no Antigo Testamento. Essa era a convicção de Pedro (vs. 16).

Pedro cita dois salmos (Sl. 69: 25; Sl. 109: 8), o primeiro para explicar o que aconteceu ( a traição de Judas e a sua morte) e o segundo, para indicar o que eles deviam fazer (substituí-lo).

Em ambos os salmos, o escritor fala de homens maldosos e fraudulentos que, sem justificativa, odeiam, caluniam e atacam. Esses homens maus serão alvos do juízo do SENHOR.

Então, essas passagens são aplicadas ao traidor Judas, mostrando inclusive a necessidade de que o mesmo seja substituído.

3.      O Apóstolo Eleito Foi Matias (vs. 21 – 26).

A proposta de Pedro de que fosse escolhido outro apóstolo, lança luz ao entendimento do apostolado.

O Ministério Apostólico era ser testemunha da ressurreição de Cristo (vs. 22 b). Em atos 4: 33, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor.

Para ser qualificado como apostolo, era necessário ter presenciado a ressurreição de Jesus Cristo da qual tinham sido chamados para testemunhar. Era indispensável ter visto o Senhor ressurreto (vs. 21, 22).

A Escolha apostólica deveria ser feita pelo Senhor. Por isso, eles oram ao Senhor (vs. 24). Depois, “lançaram sortes” (vs. 26), um método usado no A. T para descobrir a vontade de Deus, mas que não foi usado mais após a vinda do Espírito Santo. Matias foi escolhido, sendo-lhe então votado lugar com os onze apóstolos.

APLICAÇÃO:

1.      A Bíblia é a Palavra de Deus, Por Isso Ela Não Se Contradiz.

2.      Levando Em Consideração As Exigências Bíblicas Para o Apostolado, Podemos Afirmar Categoricamente que Não Existem Apóstolos Hoje.

CONCUSÃO:

Meus irmãos, de acordo com o que ouvimos hoje, devemos valorizar o ensino e estudo da Bíblia, pois, ela é a Palavra de Deus, infalível e inerrante.
Através das Escritura, os falsos mestres são desmascarados. Então, esses apóstolos modernos estão no mínimo enganados, reivindicando para si um título que não lhes cabe.

Que Deus nos ajude para que sejamos uma igreja apegada aos princípios da Palavra de Deus e que sejamos bem práticos na vida cristã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário