terça-feira, 19 de março de 2013

A Aliança de Deus Com Abraão e Sua Semente Pelo Sinal de Inclusão


INTRODUÇÃO:

No capítulo 15 meditamos sobre a o renovo das promessas de Deus a Abrão, verificamos também que Deus fez um pacto com Abrão, onde o SENHOR comprometeu-se em cumprir todas as suas promessas mesmo que Abrão falhasse em seus deveres. No capítulo 16, vimos que Abrão e Sarah falharam, mas o SENHOR permaneceu fiel.

ELUCIDAÇÃO:

Esta é uma cena de diálogo pactual entre Deus e Abraão. Por renovar suas promessas a Abraão, Deus exerce um papel central e mais relevante neste diálogo.

A expansão das promessas pactuais de Deus requer que Abraão seja completamente comprometido e obediente.

Além das mudanças de nomes, o texto traz um contraste evidente entre a nova e a velha aliança e entre a circuncisão como sinal da velha aliança para Israel e o batismo como sinal da nova aliança para a Igreja.

EXPOSIÇÃO:

Abrão, o Pai de Numerosas Nações e Reis, Tem Seu Nome Mudado (vs. 1-8)

O Deus que tem domínio universal mais uma vez aparece a Abrão, desta vez ordenando-lhe que ande em sua presença para ser perfeito ou íntegro. Então, Deus responsabiliza Abrão por uma vida que seja orientada e permeada pela presença constante de Deus (vs. 1).

Embora Abrão seja responsável por andar na companhia de Deus e abster-se do pecado, a aliança é um dom inteiramente de Deus, o Senhor diz: “minha aliança” (vs. 2-4).

A mudança de nome de Abrão (pai exaltado) para Abraão (pai de uma multidão de nações) é significativa, pois indica o projeto de Deus para Abraão e todas as nações (vs.5).

Vejamos, que a aliança estabelecida por Deus é eterna, mesmo porque Deus é fiel e não sofre mudanças. Deus continuará a proteger e preservar a comunidade do pacto (vs. 6-8).

A Instituição da Circuncisão Como Sinal de Inclusão no Pacto (vs. 9-14)

Então, Deus ordena a circuncisão como rito de iniciação ao seu povo. O circuncidado se torna membro da comunidade com a qual Deus tem um relacionamento eterno (9-11).

Deus empregou o sinal para as crianças a fim de mostrar que os infantes, vivendo debaixo da autoridade dos pais que confessam fé em Deus, são santas (I Co 7: 14) ou seja, foram separadas do mundo profano e pertencem a comunidade da aliança (vs. 12).

 As promessas pactuais se estendem a todos os circuncidados, que são reconhecidos como membros da família fiel (vs. 13).

O infiel será não fará parte do povo da aliança, o descendente desleal será eliminado do meio do povo (vs. 14).

Sarai, A Mãe de Numerosas Nações e Reis, Tem Seu Nome Mudado (vs. 15-22).

Agora veremos algumas responsabilidades de Sarai, como herdeira pactual. A importância de Sarah para a história da salvação é confirmada pelo fato de ser ela a única mulher na bíblia que tem seu nome mudado.

Sarai, Sarah – significam “princesa”, o seu nome de nascimento pretendia lembrar sua nobreza de família, enquanto o nome pactual tinha em vista sua nobre descendência.

Deus mais uma vez afirma que Abraão e Sarah haveriam de conceber, contudo, Abraão mais uma vez enfrenta a incredulidade, ele riu. Abraão ainda imagina que o descendente prometido possa ser Ismael (vs. 18).

Mas, Deus mais uma vez é enfático: “Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele”(vs.19).
Embora, Ismael seja abençoado e próspero, é Isaque que representa o triunfo de Deus sobre a esterilidade. A raça escolhida do Senhor não procederá de uma geração natural, mas da graça sobrenatural de Deus e no tempo determinado (vs. 20, 21).

Então, Abraão prova ser um parceiro pactual leal e cumpre com suas obrigações, circuncidando-se e fazendo o mesmo com Ismael.

APLICAÇÕES PARA A IGREJA CONTEMPORÂNEA

1.       Devemos Agradecer ao SENHOR Porque Ele Não Muda e Cumpre Cada Condição da Aliança Em Jesus Cristo.

2.       Devemos Apresentar Nossos Filhos Para o Batismo Pois Eles Também São da Família de Deus.


3.       Devemos Pregar o Evangelho a Todos, Pois Deus Tem Descendentes de Abraão em Todas as Nações.

CONCLUSÃO:      
    
Sabemos que Deus o cumpridor de todas as suas promessas, pois, O SENHOR é fiel. Contudo, somos chamados a cumprir com os nossos deveres e responsabilidades, assim como foi com Abraão e Sarah. Que Deus nos capacite nessa tarefa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário