segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O verdadeiro Significado do Natal- Lc. 2: 1 – 20


INTRODUÇÃO:
É Natal, o maior evento da Cristandade. As cidades e ruas estão mais iluminadas, o comércio bem mais movimentado, as confraternizações entre amigos acontecendo, as casas estão enfeitadas, os seres humanos estão mais propensos à reconciliação.

            Há ainda uma ênfase toda especial na pessoa de Papai Noel, As crianças desde a mais tenra idade são acalentadas com as mentiras em torno de Papai Noel. Há uma cumplicidade entre os adultos para que a mentira permaneça. Muitas crianças são ensinadas a conversarem com Papai-Noel e a pedirem presentes a ele.

Porém, Natal é tempo de festejar o nascimento do Salvador, do Messias, do Príncipe da Paz, do Deus Forte, do Emanuel. Contudo, a ênfase que o mundo tem dado, descaracteriza o Natal, desviando as pessoas do seu verdadeiro significado.

TEMA: O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL

1. Significa a Concretização do Plano Divino (vs. 1-5).

            Após a Queda do homem no Jardim do Éden, Deus prometeu que enviaria Jesus Cristo (Gn. 3:15).

            O interessante é que o Todo-poderoso afirma em sua Palavra que o Messias nasceria em Belém (Mq. 5:2). O casal escolhido para contribuir com o cumprimento da profecia morava em Nazaré, na Galiléia. Entre Nazaré e Belém há uma distancia grande, inicialmente não existia nenhum motivo para que o casal se transferisse para Belém.

Mas, César Augusto, em seu interesse político e econômico, decreta o alistamento obrigatório, para que cada um fosse se alistar em sua própria cidade. Cumprindo uma lei humana e de interesse puramente material, acham-se José e Maria na cidade onde havia de nascer o Cristo prometido.

Algo notável nas Escrituras é o fato de que a soberania de Deus atua de tal forma no mundo, que os próprios inimigos e homens alheios a suas obras, de forma involuntária e sem perceber, contribuem para que os planos divinos se realizem perfeitamente.

Portanto, é sim uma verdade indiscutível que o Natal traz como significado a concretização do plano divino. Assim, de fato, veio o prometido destruidor da serpente.

2. Significa Salvação para os Pecadores (vs. 8-12).

O anjo é um mensageiro sobrenatural de Deus, que surgiu com o propósito de tranqüilizar os homens apavorados, e foi adiante usando termos enfáticos para descrever a grande alegria e as boas novas que lhes estava anunciando.

E o anuncio consistia no fato de que o Messias Salvador havia chegado, Jesus Cristo veio justamente trazer salvação aos pecadores (conforme: Mt. 1:21), o próprio nome de Jesus significa “Iaweh é salvação”.

A humanidade estava no pecado, nas trevas, caminhando para a perdição, e o profeta Isaías descreve a corrupção humana de forma dramática (Is.59: 3, 4), essa é uma descrição completa de como se encontram os seres humanos sob o domínio do pecado.

Nada do que fazem tem qualquer validade para o bem, apenas para o mal, nenhuma glória humana pode sobreviver a uma descrição como essa, a verdade é que essa é uma radiografia da alma humana, todos os homens são igualmente pecadores.

É por isso, que Jesus veio trazer Salvação das conseqüências drásticas e danosas do pecado (Rm. 6:23).

3. Significa Adoração a Deus (vs. 13, 14, 20).

            No nascimento de Cristo uma multidão de anjos da milícia celestial surgiu e louvavam a Deus, dando glórias ao Todo-poderoso.

            Vs. 20 = Os pastores retornaram bendizendo a Deus, louvando e glorificando por tudo que tinham ouvido e visto.

            Então, neste dia especial precisamos nos concentrar em Deus e buscar adora-lo de todo nosso coração, com a consciência do que Deus fez por nós ao enviar Jesus.

            Em Belém da Judéia, Deus veio em busca do homem, hoje podemos comemorar e louvar ao Senhor por ter rompido a barreira que nos separava.

APLICAÇÃO

  1. Deus de Forma Soberana Cumpre o Seu Propósito Salvífico em Jesus Cristo.
Deus é Rei Soberano, Criador, Senhor de tudo  e de todos, foi o Senhor que forma Soberana prometeu a vinda do Salvador e cumpriu essa maravilhosa promessa, sendo assim, podemos descansar em Deus, sabendo que a nossa salvação irá concretizar-se.

  1. O Verdadeiro Natal é Evidenciado Pela Adoração a Jesus Cristo.
            Nessa época natalina, devemos evitar que elementos pagãos (Papai Noel) ocupem o lugar de Jesus em nossos corações. Coisas aparentemente inofensivas podem se tornar abominações diante de Deus se de alguma forma nos desviam a atenção da centralidade e da primazia de Jesus.

CONCLUSÃO

Qual o significado do Natal pra você? Será que alguma coisa está ocupando o lugar de Jesus neste Natal em sua vida? O que tem sido mais importante para nós: as festas, os presentes, os enfeites, ou o significado da vinda do nosso Salvador?        

Nenhum comentário:

Postar um comentário