segunda-feira, 16 de julho de 2012

(O Segundo Mandamento) Como Deus deve ser Adorado?


Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. Êxodo 20:4-6

Então o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma. Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra. Deuteronômio 4:12-13

Tema: Como Deus deve ser Adorado?

Introdução: Distinções entre o primeiro e o segundo Mandamento:

Os luteranos e os romanistas não fazem distinção entre o primeiro e o segundo mandamento, mas os reformados veem claramente essa distinção. O primeiro mandamento trata dos deuses falsos e o segundo do modo como o Deus verdadeiro deve ser adorado.

1-O que Proíbe o segundo Mandamento?

a) A idolatria> Obs. a idolatria proibida no segundo mandamento difere da proibida no primeiro mandamento. A do primeiro mandamento tem a ver com o a substituição do Deus verdadeiro por outro “deus”, “Não terás outros deuses diante de mim”, enquanto no segundo mandamento, a proibição tem a ver com os meios de culto.

“Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher “ (Dt 4:15-16)

“Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens”. (At 17:29).

A grande Pergunta que deve ser feita diante do Segundo mandamento é: Será que podemos adorar a Deus do modo que quisermos?

Você já se perguntou por que o nosso culto é simples, sem imagens de Jesus ou dos santos, sem candelabros ou trombetas de Israel?

R= Por causa do segundo Mandamento!

A frase inicial do segundo mandamento é “Não Farás”, isso deve nos atingir, pois nós somos seres que Fazemos coisas. E, quando fazemos alguma coisa, temos prazer nela. Fazemos todos os tipos de coisas e encontramos grande satisfação nelas. É nesse ponto que reside o problema: a sedução e o fascínio. E aí perguntamos; “por que não posso fazer isso, se eu tenho talento”?
A Confissão de fé de Westminster no seu cap XXI quando fala da adoração ela diz:

“o modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por ele mesmo e tão limitado pela sua vontade revelada, que não deve ser adorado segundo as imaginações e invenções dos homens ou sugestões de Satanás nem sob qualquer representação visível ou de qualquer outro modo não prescrito nas Santas Escrituras”.

Um dos textos citados pela confissão nessa seção é (Jo 4:24) “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.

Por que os ídolos são perigosos?

Ídolos implicam:

Fabricação= um deus fabricado
Finitude= um deus finito
Controle= um deus controlado
Estado físico e visual= satisfazendo os anseios carnais e sensoriais do homem.

Conclusão-Aplicação

2-O que compreendemos no segundo mandamento que é útil pra nós hoje?

a)A soberania de Deus sobre nós: por ser Deus soberano, ele tem o direito de estabelecer leis para o culto. Nos nossos dias a doutrina da soberania de Deus tem sido abandonada! Quando dizemos que Deus é soberano na salvação do homem isso soa como uma ofensa ao homem moderno, parece que lhe tiraram um “direito”, se alguém tem direito esse alguém é Deus! “Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu?” (Mt 20:15).

b)O zelo de Deus pelo seu próprio Culto: “porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso”. Isso deve provocar em nós um santo temor, pois não queremos apresentar ao nosso Deus “fogo estranho” como fizeram Nadabe e Abiú:

“E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR”. (Lv 10:1-2).

Alguém poderia argumentar, mas isso foi no AT. Talvez fosse esse o argumento de alguns nos dias em que o escritor da carta aos Hebreus estava escrevendo:

“Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus” (Hb 12:25) e no v.29 acrescenta “Porque o nosso Deus é um fogo consumidor”. 

Isso deveria ser um alerta para todo tipo de práticas estranhas que existem hoje na igreja brasileira. Ex: adoração extravagante, unção de objetos, entretenimento, etc.

Que Deus nos ajude a adorá-lo de acordo com a sua soberana Vontade!


Jairo Rivaldo



Nenhum comentário:

Postar um comentário