segunda-feira, 30 de julho de 2012

A Essência da Fé Cristã-Gálatas 6: 11 – 18


INTRODUÇÃO:

Paulo chega ao final de sua carta, nesta ocasião ele escreve algumas sentenças finais com a sua própria mão (vs. 11). Normalmente, ele marcava o final de suas cartas com sua assinatura para evitar falsificações, mas, nesta carta Paulo acrescenta um pós-escrito pessoal, isto, em conformidade com o versículo 11: “Vede com que grandes letras vos escrevi de meu próprio punho”. Poderíamos traduzir: “Reparai como propositalmente sublinhei estas palavras para vós”.

O que Paulo está enfatizando? Ele destaca os temas principais do evangelho autêntico, coloca-se em contraste com os judaizantes, e assim com os dois sistemas religiosos que representam. Então, nesta parte final da epístola, Paulo trata sobre a ESSÊNCIA DA FÉ CRISTÃ, vejamos algumas considerações sobre o assunto:

1.       A Essência da Fé Cristã é Interna Em Contraposição Ao Externo (vs. 12, 13).

A essência da fé cristã é interna, é algo que vem do coração. Os judaizantes concentravam-se no exterior, isto é, na circuncisão.
Eles constrangiam os irmãos a circuncisão e se deixavam circuncidar (vs. 12, 13), a ênfase era num cerimonial externo, eles também negavam que a salvação era somente pela fé.
E Porque faziam isso? Resposta: “eles querem ostentar-se na carne”(vs. 12), querem se exibir  e se elogiar. Versículo 13, “para se gloriarem na vossa carne”.
Assim eles procediam “para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo” (vs. 13b), quando enfatizavam uma salvação mediante a lei, eles estavam negando a cruz de Cristo. Porém, não é possível salvação pela obediência a lei ou boas obras, se fosse não haveria cruz.
Os judaizantes estavam colocando a circuncisão como uma ordenança de importância central, insistindo que sem ela ninguém poderia ser salvo.
A questão é: “como uma operação externa e física poderia garantir a salvação ou ser condição indispensável da salvação?” Isto era inaceitável e ridículo.
Paulo é veementemente contra este ensino, observemos o argumento no versículo 13a: “Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei”...
Os judaizantes eram incoerentes com aquilo que ensinam, eles não poderiam crer que a salvação fosse uma recompensa pela obediência a lei, pois nem mesmo obedeciam a lei!

2.       A Essência da Fé Cristã é Divina Por Origem e Não Humana (vs. 14 - 16).

“Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo” (vs. 14).
Paulo não fugia da cruz, tinha orgulho da mesma. Ele não se gloriava em si mesmo para a salvação, mas unicamente na cruz de Cristo para ser salvo.
Apenas quando nos humilhamos e reconhecemos que por causa dos nossos pecados merecemos o inferno é que deixamos de nos gloriar em nós mesmos e corremos para a cruz em busca de salvação.
Como consequência, nós e o mundo nos separamos. O mundo é a sociedade dos incrédulos, ímpios, sem temor a Deus, que vivem segundo o egoísmo de seus corações. Quando estamos em Cristo, não temos mais a necessidade de agradarmos o mundo, ele está crucificado para nós e nós para ele.
É por isso que o apóstolo nos diz no versículo 15: “De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação”, A circuncisão era um sinal externo, simbolizando a circuncisão do coração (Rm.  2: 29). Contudo, o que realmente importa é o novo nascimento, o ser nova criatura.
A circuncisão era um sinal externo, visível às pessoas, a nova criação é um nascimento do Espírito, um milagre interior realizado por Deus.
“Paz e misericórdia estejam sobre todos os que andam conforme essa regra, e também sobre o Israel de Deus” (vs. 16).
Na sequência, Paulo suplica a misericórdia e paz sobre os que andam de acordo com aquilo que foi ensinado. Mostra também que a igreja cristã desfruta uma continuidade direta com o povo de Deus no Antigo Testamento, aqueles que estão em Cristo hoje são a verdadeira circuncisão (Fp. 3: 3), descendentes de Abraão (Gl. 3: 29) e o Israel de Deus.
Vejamos o versículo 17: “Sem mais, que ninguém me perturbe, pois trago em meu corpo as marcas de Jesus”, ou seja, que ninguém questione minha autoridade, pois, eu trago no corpo marcas, ferimentos ao ser perseguido por amor a Jesus.
Essas marcas são: açoites sem medida, apedrejamento, naufrágio, tudo isso por servir ao Mestre Jesus.
“Irmãos, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de vocês. Amém” (vs. 17). Paulo começou a epístola com sua saudação da graça (Gl. 1: 3), durante toda a sua argumentação ela fala da graça, e ele conclui com a mesma nota. Assim, a característica autêntica do evangelho é a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, isto se aplica a todo povo de Deus.

APLICAÇÃO: Qual a relação entre os problemas que foram vividos pelos gálatas e os problemas da igreja contemporânea? Quais lições práticas podemos obter a partir do que foi exposto nesta noite?

1.       A Fé Cristã Não Está Fundamentada em Cerimônias Externas, Mas Em Algo Interior  e Espiritual.

 Aqueles que dão importância exagerada ao batismo e ensinam a doutrina da regeneração batismal, cometem o mesmo erro do passado. Embora tenha a sua importância, como símbolo de membresia na aliança, é um ato exterior e físico. Por isso, o importante é ser nova criatura em Jesus Cristo.

2.       A Fé Cristã Fundamenta-se na Cruz de Cristo e na Salvação Pela Graça, Portanto, é Divina.

A circuncisão era uma obra humana realizada por um ser humano em outro. Mas, o problema, era que os judaizantes estavam exigindo que os crentes em Jesus deveriam submeter-se a esse rito como pré-requisito de salvação.
Ainda hoje, temos os judaizantes, que exigem a obediência ao sábado como pré-requisito de salvação, que estabelecem dietas alimentares, que só reconhecem como legítima uma forma de batismo (imersão), que criam regras humanas para seus membros.

CONCLUSÃO:

Não podemos aceitar esses falsos ensinamentos, baseado em questões externas e humanas, negando a suficiência do sacrifício de Cristo para a salvação e tornando nula a graça de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário