terça-feira, 22 de abril de 2014

AS IMPLICAÇÕES DA ASCENSÃO DE CRISTO - Atos 1: 9 – 11

INTRODUÇÃO:
Na Bíblia Sagrada podemos constatar centenas de promessas. Várias promessas já tiveram o seu cumprimento, algumas estão se cumprindo e muitas outras se cumprirão.
Atualmente, a principal promessa que aguardamos diz respeito a segunda vinda do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E, nós temos a certeza que no momento determinado pelo Pai esta importante promessa se cumprirá, pois, Deus é fiel em todas as suas promessas.
ELUCIDAÇÃO:
A ascensão de Jesus aos céus é um acontecimento histórico. Lucas registrou o acontecimento da ascensão de Jesus em pouquíssimas e notáveis palavras.
Na conclusão de seu evangelho, ele narra que Jesus levou os discípulos às proximidades de Betânia (Lc. 24: 50), em atos, ele revela que o lugar exato da partida foi o Monte das Oliveiras (At. 1: 12).
No evangelho, ele relata que, “havendo levantado as mãos, Jesus os abençoou. Enquanto os abençoava, ele os deixou e foi elevado ao céu” (Lc. 24: 50, 51). Mas a narrativa de Lucas em Atos traz apenas as palavras: “Depois de Jesus ter dito essas coisas, ele foi elevado às alturas a vista deles” (vs. 9).

EXPOSIÇÃO:
Em atos, Lucas relata a ascensão a partir da perspectiva dos discípulos. Eles estão testemunhando a ascensão de Jesus da terra ao céu.
Este evento marca o fim do tempo em que Jesus esteve presente fisicamente com os seus seguidores. Agora, eles precisavam aguardar a promessa do Consolador.
“E uma nuvem o ocultou de seus olhos” – significa que Jesus deixa este cenário terreno e entra na glória celestial.
No versículo 10, diz: “Enquanto olhavam atentamente para o céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco”.
Percebemos a descrição da emoção humana produzida pela partida (O Senhor está deixando-os). Entretanto, se há alguma tristeza, ela vai embora com o aparecimento de dois anjos.
Os anjos foram enviados por Deus com o objetivo de consolar os discípulos com a mensagem da parousia.
“Eles disseram: varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, voltará do mesmo modo como o viram subir ao céu” (vs. 11).
A expressão “homens galileus” serve para lembrar a comunhão dos apóstolos com Jesus e seu ministério terreno na Galiléia.
Os anjos vieram para: 1 - Transformar a possível tristeza em alegria; 2 - Assegurar aos discípulos o fato de que, mesmo que Jesus tenha subido, do céu ele os conduzirá a fim de cumprirem sua tarefa; e 3 - Garantir-lhes a volta de Cristo no tempo determinado.
Os anjos colocam em equilíbrio a ascensão de Jesus e sua volta. Assim como subiu, assim voltará, Jesus retornará fisicamente, no mesmo corpo glorificado com que subiu ao céu.

APLICAÇÃO:

1.       A Ascensão de Cristo Deve Nos Estimular a Ação.
“Por que ficais aí, olhando para o céu?”. Ou seja, se ajudem, trabalhem. Não fiquem parados aí, simplesmente olhando para o céu.
Hoje, nós temos a presença do Espírito Santo e precisamos fazer o trabalho que o Senhor nos ordenou. Vamos viver o evangelho na prática.
2.       A Ascensão de Cristo Deve Nos Estimular a Aguardar a Sua Vinda Gloriosa Em Santificação.
“Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará do mesmo modo como o viram subir”. Porque Jesus vai voltar, precisamos viver de maneira agradável e Ele. Sempre que a Bíblia fala do retorno glorioso do Senhor, ela nos manda vigiar, orar.
É assim que deve ser, não podemos assimilar um estilo de vida mundano, materialista, hedonista, egoísta, etc.
3.       A Ascensão de Cristo Deve Nos Estimular a Confiar no Seu Governo Soberano.
O fato de agora Jesus Cristo está assentado a destra do Pai, marca sua entronização real. De seu trono, Jesus governa este mundo.
Mesmo que o mundo não esteja disposto a reconhecer a soberania de Cristo. Nós devemos confiar no Senhor. Pois, aqueles que não se submetem ao governo de Cristo, terão a sua punição.

CONCLUSÃO:
Será que nós temos vivido de acordo com as implicações da ascensão?
O meu desejo e oração é para que possamos nos submeter a vontade de Deus, vivendo a vida cristã com ação, santificação e confiança no Senhor.
Pois, um dia o Senhor colocará todos os seus inimigos sob os seus pés, e entregará o reino ao seu Pai, então, o fim terá chegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário