Deus tinha prometido a Abraão a terra de Canaã e que por seu
intermédio todas as famílias da terra seriam abençoadas.
Ao nascer Isaque, Abraão e Sara viram o cumprimento inicial
das promessas de Deus. Mas agora a situação está muito complicada.
O narrador nos informa que Abraão era velho (vs. 1) e Sara havia morrido, ou seja,
não há mãe em Israel, a menos que Abraão encontre uma esposa para Isaque, que
já está com 40 anos, não haverá mais nenhuma descendência em Israel.
Então, não há mais tempo há perder, por isso, conforme o
costume da época Abraão faz os arranjos para o casamento de Isaque.
1. Abraão e Seu Servo em Canaã (vs. 2-9).
Abraão insiste com o servo que não tome uma das filhas dos
cananeus. É importante não se casar com uma cananéia, pois Deus separou Abraão
das nações (vs. 2-4). Caso Isaque se
casasse com uma cananéia o plano redentivo de Deus poderia ser prejudicado.
No versículo 5, o servo identifica um problema na
solicitação de Abraão. Qual seria a jovem que deixaria pai e mãe, e partiria
com um estranho para uma terra distante para se casar com um estranho? Não
seria mais fácil levar o noivo?
Mas Abraão endurece para que o servo não leve de volta Isaque
a mesopotâmia (vs. 6). Levar Isaque
de volta à terra da qual Deus chamou Abraão seria uma forma de negar o chamado
e a promessa, pois, Isaque era o herdeiro da promessa.
Que tarefa difícil o servo enfrenta: viajar mais de 740 Km
para encontrar uma esposa para Isaque, que seja aparentada com Abraão e se
disponha a casar-se com um desconhecido. Mas, Abraão assegura ao servo da
direção providencial de Deus (vs. 7).
2. O Servo e Rebeca Junto ao Poço (vs. 10-27).
Ainda com as palavras de Abraão ecoando nos ouvidos, o servo
prepara a caravana de 10 camelos, carrega-os de provisões e presentes, e parte
para o longínquo país do norte. O narrador cobre a viagem que deve ter durado
um mês com meio versículo (vs. 10).
Ao chegar à cidade de Naor, o servo para próximo a um poço,
onde certamente haveria de aparecer algumas mulheres para tirar água. Então,
ele ora a Deus, rogando a bondade do Senhor e que o ajude a encontrar a mulher
certa (vs. 12), e depois, o servo
pede a Deus um sinal evidente da sua direção (vs. 14).
Ele reconhecerá a jovem designada por Deus pela disposição
dela em atender ao seu pedido de água para os homens e os animais. É um grande
teste!
Nos versículos 15 e 16,
existem informações
sobre o pai de Rebeca, mostrando sua parentela com Abraão e falando sobre sua
beleza e castidade, Rebeca é seguramente a noiva pretendida para Isaque.
Mas, o servo não tem essas informações. Então, depois de
observar Rebeca, quando se prepara para ir para casa, ele vai até ela e faz o
teste (vs. 17-20). O servo fica mais
esperançoso, a jovem está passando no teste. Mas será que é parente de Abraão?
Nos versículos 23 e 24,
depois de lhe dar
presentes valiosos ele pergunta de quem ela é filha, diante da resposta dela, o
servo adora a Deus e mais uma vez ora ao Senhor da aliança (vs. 26, 27).
Há o reconhecimento por parte do servo de Abraão da ação
providente do Deus verdadeiro, foi a providência de Deus que preparou uma
esposa para Isaque. Mas, existe ainda o último obstáculo, convencer a família
de Rebeca a deixa-la partir com um estranho para se casar com um desconhecido.
3. O Servo na Casa de Betuel (vs. 28-61).
Então, Rebeca foi comunicar a sua família sobre o que
aconteceu. O seu irmão Labão ao ver o pendente e as pulseiras, corre para o
poço e encontra o servo junto aos camelos. Labão dá as boas vindas ao estranho,
leva-o para casa e oferece-lhe uma excelente refeição (vs. 28 -32).
Mas o servo entes de comer insiste em expor a sua missão à
família de Rebeca. Astutamente, começa descrevendo-lhes a riqueza de Abraão (vs. 35, 36). O que ele estava dizendo
era que, casando-se com Isaque, Rebeca partilhará as riquezas de Isaque e a sua
família receberá um dote pela noiva.
Então, o servo fala sobre a designação de sua tarefa (vs. 37, 38). Em seguida, ele enfatiza
a confiança que Abraão e ele têm na providência de Deus para encontrar uma
noiva para Isaque (vs. 39, 40).
O servo termina sua longa exposição com um argumento
definitivo (vs. 49). Em resposta,
até mesmo Labão e Betuel não podem deixar de testificar a providência de Deus
em tudo (vs. 50) e concordaram em
casar Rebeca com Isaque (vs. 51, 52).
Tendo concluído o assunto é hora de festejar.
Antes, de ir embora, surge um problema, o irmão e a mãe de
Rebeca pedem que ela fique pelo menos 10 dias (vs. 55). Mas, o servo precisa partir imediatamente. Então, Rebeca
é chamada para decidir a questão e ela concorda em ir imediatamente (vs. 58). Sendo assim, eles abençoam
Rebeca (vs. 60).
4. Isaque, Rebeca e o Servo no Neguebe (vs. 62-67).
A cena move-se para Canaã onde Isaque habitava na terra do
Neguebe. Então, Isaque vai ao campo para meditar, certamente na expectativa de
ver chegar sua noiva e é justamente o que acontece (vs. 63-65).
Quando Rebeca e o servo se encontram com Isaque, o servo lhe
conta tudo o que aconteceu. Isaque também reconhece que tudo o que aconteceu
contou com a ação soberana de Deus, segundo o versículo 67. A tenda de Sara está ocupada de novo. Há novamente
uma mãe para Israel.
APLICAÇÃO:
1. A Providência de Deus Nos Encoraja a Confiar Nele
Sempre.
Assim como essa história encorajou Israel a confiar a sua
existência ao cuidado providencial do Senhor, Jesus também nos encoraja a
confiar nossa existência e preservação ao cuidado providencial de Deus.
2. A Fidelidade de Deus Promove a Continuação da Semente
da Mulher Até o Último Dia.
Através de Rebeca, Deus está promovendo a continuação da
semente bendita, apesar dos obstáculos, Deus continua fiel a promessa. Por
intermédio de Jesus, Deus cumpre a promessa que fez a Abraão: “Em ti serão
benditas todas as famílias da terra”.
Porque Deus enviou o seu filho, o portão da salvação se
abriu, não somente para Israel, mas para todas as nações do mundo.
CONCLUSÃO:
Não importa quão profunda seja a aflição da igreja hoje,
podemos entregar confiantemente a continuação da existência da igreja de Jesus
ao cuidado providencial de Deus.
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