segunda-feira, 24 de junho de 2013

Os Herdeiros da Aliança enfrentam Tribulações - Gn 25: 1 – 11

INTRODUÇÃO:

Os herdeiros da aliança enfrentam tribulações, percebemos essa verdade em Abraão e o seu descendente. Bem como, na vida do povo de Deus.
As dificuldades acontecem por que somos estrangeiros e peregrinos neste mundo, a nossa pátria é celestial e ainda não conquistamos aquilo para o qual fomos conquistados.

EXPOSIÇÃO:

Os versículos que falam sobre os descendentes de Abraão mostram que os filhos naturais, mesmo tendo laços sanguíneos com os eleitos não herdarão a Terra Prometida, promessa que está associada com a bênção abraâmica.
Antes de concluir a história de Abraão, o texto nos apresenta os detalhes finais concernentes aos filhos de Abraão. O Pai da Fé deu tudo o que era seu a Isaque (vs. 5). Então, a herança pertence a Isaque, o filho sobrenatural da promessa.

Depois de referir-se aos descendentes de Abraão, o autor sacro passa a falar sobre o fim da vida do Pai da Fé, que morreu com 175 anos (vs. 7). Após ter vivido 100 anos na terra prometida.

O Estado Abençoado de Abraão na Morte (vs. 8).

Sua morte é desenvolvida por três verbos: expirou, morreu e reuniu-se ao seu povo – expressa solenidade ao relato.

Abraão morreu exatamente como Deus prometera (Gn. 15: 15), ao tempo da morte de Abraão, o mesmo desfrutava de qualidade de vida e quantidade significativa de anos.

O Pai da Fé é reunido ao seu povo entre sua morte e sepultamento, pois Abraão não foi enterrado com os seus ancestrais.

O Sepultamento de Abraão em Macpela (vs. 9, 10).

Isaque e Ismael são mencionados em ordem de importância teológica, não de idade. Então, somente os filhos associados a Sara partilham da honra de sepultar Abraão.

Abraão, assim como Sara são sepultados na Caverna de Macpela, naquele pedaço de terra que Deus havia prometido, e que Abraão havia comprado.

Bênçãos de Deus Sobre Isaque (vs 11).

Como o filho da promessa, Isaque é o herdeiro legítimo de Abraão e aquele que recebe as bênçãos espirituais de Deus.

Além disso, o versículo 11 funciona como uma transição da história de Abraão para a de Isaque.

APLICAÇÃO:     
  
1.      Deus é Fiel No Cumprimento da Promessa.

Deus cumpriu suas palavras e promessas que foram feitas a Abraão. Então, podemos confiar em Deus, pois, ele é cumpridor das suas promessas, e a maior promessa que o SENHOR tem pra nós é a vida eterna em Jesus Cristo.
2.      Os Filhos de Deus São Os Beneficiários da Promessa.

No texto que analisamos hoje, Isaque é apresentado como o beneficiário da herança de Abraão por ser o filho espiritual. Irmãos, em Jesus Cristo nos tornamos beneficiários da promessa que Deus fez a Abraão de herdarmos a Terra (Gl. 3: 29).

3.      A Promessa é Desfrutada Pela Fé Em Jesus Cristo.

A descendência de Abraão culmina em Cristo, então os que tem fé em Jesus já começaram a desfrutar do cumprimento da promessa, contudo, não totalmente ainda, mas, pela fé, estamos aguardando a consumação divina e estabelecimento do novo céu e da nova terra.

CONCLUSÃO:

Conforme disse inicialmente, o fato de fazermos parte do povo da aliança, não nos isenta das tribulações e problemas.

Mas, essa consciência nos ajuda a enfrentar melhor as dificuldades, pois, temos a certeza de que somos estrangeiros e peregrinos neste mundo, e assim como os nossos pais na fé enfrentaram perseguições e obstáculos nós também enfrentamos.

No entanto, não podemos nos desviar do foco, nem sair do rumo, a Pátria Celestial que nos espera, a Terra Prometida que nos aguarda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário