domingo, 28 de abril de 2013

O SENHOR COMEÇA A CUMPRIR A PROMESSA DE DAR UMA TERRA AO SEU POVO - Gn 23: 1 – 20


INTRODUÇÃO:

Antes dessa narrativa, Deus pede que Abraão sacrifique seu filho Isaque. No texto em apreço, ele tem que se separar daquela que foi sua esposa por tantos anos.

Porém, o contexto que envolve este acontecimento é muito importante. Quando Deus ordenou a Abrão “vai para uma terra que eu te mostrarei”, Abraão constatou que os cananeus habitavam na referida terra (Gn. 12: 6), ele seria um estrangeiro e peregrino, sem direito a propriedades.

Mas, Deus lhe prometeu: “Darei a tua descendência esta terra” (Gn. 12: 7). A presente narrativa termina com a declaração: “e assim, pelos filhos de Hete, se confirmou a Abraão o direito do campo e da caverna que nele estava, em posse de sepultura”. Então, no tempo de Deus, a descendência de Abraão possuiria toda a terra.

EXPOSIÇÃO:  
                                                                                              
1.      A Morte de Sara (vs. 1, 2).

Sara é a preciosa mãe de Israel; a única mulher cujo tempo de vida está registrado na Bíblia (127 anos), isso revela sua importância para Israel.
O narrador mostra que Sara viveu na terra de Canaã. O detalhe da informação serve para ligar essa história com a primeira promessa de Deus de dar a terra a Abraão.

Abraão por sua vez “lamenta e chora” a separação da sua esposa amada. Mas, logo chegou a hora de sepultar Sara. Contudo, estavam na terra prometida, mas não possuíam nenhuma propriedade lá.
Com certeza, Abraão não sepultaria a princesa numa cova cananéia, na qual logo seria esquecida.

2.      Abraão Negocia Com os Hititas a Aquisição de Um Sepulcro Permanente (vs. 3 – 6).

Embora, sendo estrangeiro e peregrino, ou seja, alguém sem direito a propriedade de terra, Abraão pede a possessão da sepultura, ele queria um sepulcro perpétuo.

Os hititas estão prontos para fazer um favor a Abraão, mas só lhe oferece o uso de uma de suas sepulturas, não uma possessão perpétua.

3.      Abraão Negocia Com o Povo da Terra a Aquisição de Um Sepulcro e Efrom Oferece Sua Caverna e Campo (vs. 7 – 11).

Abraão não se satisfaz com o empréstimo de uma sepultura. Ele já tinha escolhido o lugar e estava disposto a pagar por ele. Nos versículos 8, 9 – Abraão pede a Efrom só uma pequena parte de seu terreno, é a caverna que está no fim de seu campo.

Conforme os versos 10 e 11, Efrom responde e oferece-lhe o campo com a caverna. Por três vezes (no hebraico) prontifica-se a dar o campo com a caverna, “provavelmente uma questão de cortesia oriental – fala em dar, quando na verdade propõe uma venda”.

4.      Abraão Propõe a Compra do Campo e Efrom Diante de Testemunhas Faz o Acordo (vs. 12 – 18).

Nos versículos 12 e 13, Abraão aceita a oferta de Efrom e recebe o campo e a caverna, mas insiste em pagar por eles.

Então, Efrom (vs. 14) consegue mencionar um valor altamente inflacionado sem pedir pelo terreno, vejamos o versículo 15, quatrocentos siclos de prata (seria 45 quilos de prata). Davi pagou somente 50 siclos ao comprar de Araúna o terreno do templo (2 Sm 24: 24).

Mas, ainda assim Abraão comprou o terreno, pois, o mesmo tinha um grande significado para Abraão, é um pedacinho da terra prometida.

O suspense da narrativa chega ao fim. Abraão agora é o dono legítimo do campo e da caverna de Efrom, o autor sacro confirma nos versículos 17 e 18, cujo texto parece o de uma escritura imobiliária.

Abraão agora pode sepultar sua esposa Sara, na esperança de que um dia toda essa terra pertencerá a sua descendência.

5.      O Sepultamento de Sara (vs. 19, 20).

Abraão não precisou sepultar sua esposa num jazigo cananeu, onde logo seria esquecida. Ele a pôde sepultar na sua propriedade, na terra de Canaã. Sara, a mãe de Israel, foi sepultada na própria herança. Na terra prometida.

Mais tarde, Abraão foi sepultado na possessão da terra prometida (Gn. 25: 9, 10), e bem depois dele, Isaque, Rebeca, Lia e Jacó.

Durantes séculos esse sepulcro dos antepassados em Canaã, foi para Israel um testemunho silencioso de que o Senhor havia começado a cumprir a sua promessa de dar uma pátria ao seu povo.

APLICAÇÃO;

1.      A Fé Em Jesus Cristo Nos Faz Viver na Perspectiva de Herdar a Terra Prometida.

Os cristãos ainda buscam uma pátria. O mundo onde vivemos é país estrangeiro, por isso é cheio de violência e injustiça. Pedro consola os crentes que estão sofrendo injustiça e perseguição: “esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça” (2 Pe. 3: 13).

2.      A Garantia Que Deus Oferece Ao Seu Povo Que Herdaremos a Terra é o Sepulcro Vazio.

Deus também nos deu um adiantamento de que Ele já começou a cumprir a sua promessa. Da mesma maneira que Ele deu a Israel um sepulcro na terra prometida Ele nos deu um sepulcro vazio. A ressurreição de Jesus é o adiantamento da nova criação prometida. No seu tempo, Deus nos dará uma pátria.
3.      Na Vida Cristã Precisamos Demonstrar Compromisso Com As Promessas de Deus.

O que podia ser motivo para uma crise de fé na vida de Abraão, ele usa como oportunidade de garantir propriedade.

Ao assegurar uma porção da terra que Deus lhe prometera, Abraão demonstra seu inabalável compromisso com a promessa.

Então, mesmo tendo a promessa de um lar celestial, de uma vida eterna, precisamos demonstrar compromisso com as promessas de Deus, agindo de forma negligente, nos esforçando para agradar a Deus e desenvolver a nossa salvação pela santificação de nossas vidas.

CONCLUSÃO:

Irmãos, continuemos a confiar em Deus, vivendo na esperança de suas promessas, pois Deus é fiel e no tempo oportuno nos dará a terra prometida, o lar celestial.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário