segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A Preservação da Semente Santa na Descendência de Noé-Gênesis 9: 18 – 29


INTRODUÇÃO:

O texto que lemos relata as únicas palavras que Noé pronuncia em todo relato. Embora na forma de solicitações devocionais, funcionam como profecias. São de fato sua última vontade e testamento.

As palavras de Deus (Gn. 9: 1 -17) pertencem à história humana em geral, ao passo que a as palavras de Noé referem-se à história da redenção.

Suas profecias reiteram a história antediluviana: como os três filhos de Adão foram divididos nos cainitas (descendentes de Caim) ímpios, e o Abel santo substituído por Sete e seus descendentes (Gn. 4: 17 – 5: 32).

Assim os descendentes de Noé estão nos canaanitas (descendentes de Canaã) réprobos e nos semitas (descendentes de Sem) santos, que serão sucedidos pelos jafitas (descendentes de Jafé).

1.       Apesar de Ser Um Escolhido de Deus, Noé Era Pecador.

Em conformidade com o versículo 20, podemos observar Noé que desenvolve a viticultura (a ciência de cultivar uva) e a vinicultura (a ciência de fazer vinho).

 Então, ele subjuga a terra para que produza vinho, que na compreensão Israelita é fonte de alegria: “o vinho, que alegra o coração do homem; o azeite, que faz brilhar o rosto, e o pão que sustenta o seu vigor” (Sl. 104: 15).

O problema é que Noé embriagou-se e ficou nu dentro da sua tenda (nudez privativa), mas, reconhecemos que o seu comportamento foi inadequado (vs. 21). Ou seja, o vinho pode trazer alegria quando ingerido com moderação (João 2: 1-11), frouxidão moral e tristeza, se ingerido em excesso (Pv. 23: 20, 21; Hc. 2: 15).

A embriaguez de Noé ocasionou o pecado de seu filho mais novo, que a essa altura já era pai de Canaã (vs. 22). A Bíblia diz que Cam “viu a nudez de seu pai”, no hebraico o termo utilizado para “viu” significa observar detidamente, não um olhar inocente ou acidental. Fontes rabínicas acreditam na possibilidade de Cam ter sodomizado seu pai.

O fato é que esse “observar detidamente” indica uma tendência à perversão da parte do filho mais novo de Noé: "Ai daquele que dá bebida ao seu próximo, misturando-a com o seu furor, até que ele fique bêbado, para lhe contemplar a nudez” (Hc. 2: 15).

Além de desonrar o seu pai, no mínimo com um olhar libidinoso, Cam agrava a desonra proclamando a nudez de Noé aos outros.

Vejamos o procedimento cuidadoso de Sem e Jafé (vs. 23), a despudora imoralidade de Cam, o cuidado e discrição de Jafé e Sem caracterizam a diferença na moralidade de cada um deles.

2.       Invocações Proféticas de Noé.

Maldito seja Canaã (vs. 25)  – visto que as maldições e bênçãos sobre os três filhos tinham em mira os seus descendentes, não é estranho que  maldição fosse sobre seu filho Canaã e não sobre o próprio Cam, especialmente porque Deus já havia abençoado Cam. Canaã compartilha a decadência moral de Cam (Lv. 18: 3). Os descendentes de Cam incluem, em adição aos cananeus, os nomes dos inimigos mais temíveis de Israel: Egito, Filístia, Assíria e Babilônia (Gn 10: 6-13).
Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem (vs. 26) – Sem é identificado por sua aliança com Deus, e o SENHOR é identificado por ser o Deus de Sem. Então, percebemos a indicação de que Deus elege a linhagem de Sem para governar a terra e esmagar a serpente.

Engrandeça Deus a Jafé (vs. 27) – Os jafitas se espalham principalmente por Anatólia e Grécia (Gn. 10: 2 – 5). “Habite ele em tendas”, talvez uma referência as conquistas tribais ou das futuras vitórias da Grécia e Roma. De outro modo, Jafé pode ser um convidado, atraído a Sem e a Deus, promessa que encontra seu cumprimento final no Novo Testamento (At. 14: 27).
Nos versículos 28 e 29, fala sobre a morte de Noé.

APLICAÇÃO:

1.       O Pecado de Noé nos Mostra Que a Salvação é Fruto da Graça de Deus.
Noé não era perfeito. O notável contraste entre a santidade de Noé antes e durante o dilúvio e o pecador embriagado, que deixa sua nudez exposta depois do dilúvio, nos direciona a Deus e não aos homens, para a salvação. A justiça de Noé é decorrente de sua fé na promessa salvadora de Deus (Hb. 11: 7).

2.       Deus Continua a Preservar a Semente da Mulher.
A linha da promessa messiânica é agora reduzida a linhagem de Sem, e será especificada posteriormente através de Abraão, Isaque, Jacó e Judá. Com a vinda do Messias e da nova aliança, a promessa da aliança é estendida a todos os crentes em Jesus.

CONCLUSÃO:

Devemos confiar apenas em Deus para Salvação, pois, o ser humano de forma geral é pecador. Precisamos louvar a Deus, pois, o Senhor de forma soberana preserva a semente da mulher até culminar em Jesus Cristo, o nosso salvador.

A você que ainda não é crente, exorto-o a arrepender-se dos seus pecados e a confiar no sacrifício de Jesus Cristo para a salvação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário