INTRODUÇÃO:
O texto que lemos relata as
únicas palavras que Noé pronuncia em todo relato. Embora na forma de
solicitações devocionais, funcionam como profecias. São de fato sua última
vontade e testamento.
As palavras de Deus (Gn. 9: 1 -17) pertencem à história
humana em geral, ao passo que a as palavras de Noé referem-se à história da
redenção.
Suas profecias reiteram a
história antediluviana: como os três filhos de Adão foram divididos nos
cainitas (descendentes de Caim) ímpios, e o Abel santo substituído por Sete e
seus descendentes (Gn. 4: 17 – 5: 32).
Assim os descendentes de Noé
estão nos canaanitas (descendentes de Canaã) réprobos e nos semitas
(descendentes de Sem) santos, que serão sucedidos pelos jafitas (descendentes
de Jafé).
1.
Apesar
de Ser Um Escolhido de Deus, Noé Era Pecador.
Em conformidade com o versículo 20, podemos observar Noé que
desenvolve a viticultura (a ciência de cultivar uva) e a vinicultura (a ciência
de fazer vinho).
Então, ele subjuga a terra para que produza
vinho, que na compreensão Israelita é fonte de alegria: “o vinho, que alegra o coração do homem; o azeite, que faz brilhar o
rosto, e o pão que sustenta o seu vigor” (Sl. 104: 15).
O problema é que Noé embriagou-se e ficou nu dentro da sua tenda (nudez privativa), mas, reconhecemos que o
seu comportamento foi inadequado (vs.
21). Ou seja, o vinho pode trazer alegria quando ingerido com moderação (João 2: 1-11), frouxidão moral e
tristeza, se ingerido em excesso (Pv.
23: 20, 21; Hc. 2: 15).
A embriaguez de Noé ocasionou o
pecado de seu filho mais novo, que a essa altura já era pai de Canaã (vs. 22). A Bíblia diz que Cam “viu a nudez de seu pai”, no hebraico o
termo utilizado para “viu” significa observar detidamente, não um olhar
inocente ou acidental. Fontes rabínicas acreditam na possibilidade de Cam ter
sodomizado seu pai.
O fato é que esse “observar
detidamente” indica uma tendência à perversão da parte do filho mais novo de
Noé: "Ai daquele que dá bebida ao
seu próximo, misturando-a com o seu furor, até que ele fique bêbado, para lhe
contemplar a nudez” (Hc. 2: 15).
Além de desonrar o seu pai, no
mínimo com um olhar libidinoso, Cam agrava a desonra proclamando a nudez de Noé
aos outros.
Vejamos o procedimento cuidadoso
de Sem e Jafé (vs. 23), a despudora
imoralidade de Cam, o cuidado e discrição de Jafé e Sem caracterizam a
diferença na moralidade de cada um deles.
2.
Invocações
Proféticas de Noé.
Maldito seja Canaã (vs. 25) – visto que as maldições e bênçãos sobre os
três filhos tinham em mira os seus descendentes, não é estranho que maldição fosse sobre seu filho Canaã e não
sobre o próprio Cam, especialmente porque Deus já havia abençoado Cam. Canaã
compartilha a decadência moral de Cam (Lv.
18: 3). Os descendentes de Cam incluem, em adição aos cananeus, os nomes
dos inimigos mais temíveis de Israel: Egito, Filístia, Assíria e Babilônia (Gn 10: 6-13).
Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem (vs. 26) – Sem é identificado
por sua aliança com Deus, e o SENHOR é identificado por ser o Deus de Sem.
Então, percebemos a indicação de que Deus elege a linhagem de Sem para governar
a terra e esmagar a serpente.
Engrandeça Deus a Jafé (vs. 27) – Os jafitas se espalham
principalmente por Anatólia e Grécia (Gn. 10: 2 – 5). “Habite ele em tendas”,
talvez uma referência as conquistas tribais ou das futuras vitórias da Grécia e
Roma. De outro modo, Jafé pode ser um convidado, atraído a Sem e a Deus,
promessa que encontra seu cumprimento final no Novo Testamento (At. 14: 27).
Nos versículos 28 e 29, fala
sobre a morte de Noé.
APLICAÇÃO:
1.
O
Pecado de Noé nos Mostra Que a Salvação é Fruto da Graça de Deus.
Noé não era perfeito. O notável
contraste entre a santidade de Noé antes e durante o dilúvio e o pecador
embriagado, que deixa sua nudez exposta depois do dilúvio, nos direciona a Deus
e não aos homens, para a salvação. A justiça de Noé é decorrente de sua fé na
promessa salvadora de Deus (Hb. 11: 7).
2.
Deus
Continua a Preservar a Semente da Mulher.
A linha da promessa messiânica é
agora reduzida a linhagem de Sem, e será especificada posteriormente através de
Abraão, Isaque, Jacó e Judá. Com a vinda do Messias e da nova aliança, a
promessa da aliança é estendida a todos os crentes em Jesus.
CONCLUSÃO:
Devemos confiar apenas em Deus
para Salvação, pois, o ser humano de forma geral é pecador. Precisamos louvar a
Deus, pois, o Senhor de forma soberana preserva a semente da mulher até
culminar em Jesus Cristo, o nosso salvador.
A você que ainda não é crente,
exorto-o a arrepender-se dos seus pecados e a confiar no sacrifício de Jesus
Cristo para a salvação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário