quinta-feira, 15 de março de 2012

Fé ou Obras -Gálatas 3: 10 – 14

INTRODUÇÃO:

A questão que vamos analisar hoje é a seguinte: como é possível uma pessoa desfrutar do perdão e comunhão com Deus?

Nos termos que o apóstolo Paulo utiliza: como é possível um pecador ser justificado e receber vida eterna?

Os versículos que lemos nos oferecem a resposta, clara e inequívoca. Vamos considerar as duas respostas alternativas que têm sido dadas a nossa pergunta. Depois veremos como uma é falsa e a outra verdadeira.

ELUCIDAÇÃO:

Paulo faz duas citações do Antigo Testamento, no versículo 11 “O justo viverá pela fé” (Hc. 2: 4) e no versículo 12 “aqueles que observar os seus preceitos por ele viverá” (Lv. 18: 5). As duas prometem vida eterna.

A primeira promete vida ao crente a segunda ao praticante. A primeira faz da fé o caminho da salvação; a segunda das obras.

Estas são as duas opções. Qual é a verdadeira? O homem é justificado pela fé ou pelas obras? Recebemos a vida eterna crendo ou fazendo?  É o que observaremos agora.

1.       A Alternativa Das Obras (vs. 10).

Esta é outra citação do A.T (Dt 27: 26), percebamos que Paulo está ensinando com base no Antigo Testamento. No verso em apreço há uma declaração de uma solene maldição sobre todos os que fracassam na guarda de todos os mandamentos da Lei.

Então, a desobediência nos coloca sob a maldição de Deus e nos expõe às penalidades do seu justo julgamento.

“Todos quantos, são das obras da lei estão debaixo de maldição”, nessa afirmação, o apóstolo Paulo está declarando que até mesmo os judaizantes estão sob essa condição, “Pois, todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm. 3: 23).

Por isso, nenhum homem pode ser justificado diante de Deus pelas obras da lei. E sobre a declaração do verso 12: “aquele que observar os seus preceitos por eles viverá”, o problema é que, com exceção de Jesus Cristo, todos falharam em guardar a lei.

Portanto, não há justificação nem vida nesse caminho, mas apenas trevas e morte. A nossa compreensão deve ser a mesma de Paulo: “É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus” (vs. 11).

2.       A Alternativa da Fé (vs. 13, 14).

A segunda alternativa apresenta Jesus Cristo. Ela nos diz que na cruz Jesus Cristo fez por nós o que não poderíamos fazer por nós mesmos.

Ele nos remiu, nos resgatou e nos libertou da horrível condição de servidão à qual nos conduzira a maldição da lei.

“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” (vs. 13).

A maldição da lei da qual Cristo nos resgatou é a mesma que repousa sobre nós por causa da nossa desobediência. A maldição foi transferida de nós para Ele. Jesus a colocou voluntariamente sobre si mesmo, a fim de nos libertar dela.

A parte final do verso 13: “Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” é uma citação de Dt. 21: 23, Todo criminoso condenado a morte e executado sob a legislação mosaica, geralmente por apedrejamento era colocado sobre uma estaca, como símbolo da rejeição divina.

Então, principalmente para os judeus, Jesus não era o Messias, pois, foi pendurado no madeiro, e esse fato tornou-se uma grande barreira para a fé deles. Contudo, Jesus não morreu pelos seus pecados, Ele se tornou maldição por nós.

“Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito”. (vs. 14).

Foi em Cristo que Deus agiu para nossa salvação, e portanto temos que estar em Cristo para recebe-la. Como resultado disso podemos estar “nele”, pessoal e vitalmente unidos com ele hoje.

Mas, como nos unimos a ele? A resposta é pela fé: “para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito”. 

Fé é tomar posse de Jesus Cristo pessoalmente, a fé alimenta-se de Cristo, ele é o pão da vida; a fé olha para Cristo, que foi levantado na cruz.

CONCLUSÃO:

Paulo coloca diante de nós as duas alternativas. Ele nos fala de dois destinos e de dois caminhos.
Aqueles que querem andar segundo as suas obras, pensando que conquistarão o favor de Deus pelos seus méritos estão perdidos, são malditos, serão rejeitados por Deus, pois, a obediência humana é imperfeita e incompleta.

Aqueles que depositam fé no sacrifício de Jesus Cristo, desfrutam da bênção de Abraão, que inclui a justificação (colocado no favor de Deus), vida eterna (recebido na comunhão com Deus) e o Espírito (regenerado e habitado por ele), essas são as gloriosas bênçãos do crentes em Jesus.

2 comentários:

  1. Gálatas 2:16 - "Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei e sim mediante a fé em Jesus Cristo, também temos crido em Jesus Cristo, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado."

    ResponderExcluir
  2. Gálatas 2:16 - "Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei e sim mediante a fé em Jesus Cristo, também temos crido em Jesus Cristo, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado."

    ResponderExcluir