segunda-feira, 12 de março de 2012

Exposição de Gálatas 3: 1 – 9


INTRODUÇÃO: No referido texto, Paulo volta-se aos Gálatas por causa da infidelidade deles para com o evangelho como consequência da influência corruptora dos falsos mestres.

 Nos versículos 1 e 3, os crentes da Galácia são chamados de insensatos ou loucos, mas o que eles fizeram que levou o apostolo Paulo a se queixar da ausência de bom senso deles e perguntar se foram enfeitiçados? A resposta é: eles aceitaram a doutrina dos judaizantes.

Tendo abraçado a verdade no começo, agora adotaram a opinião de que a circuncisão e as obras da lei também são necessárias para a justificação.

A revolta de Paulo se explica, principalmente porque os gálatas haviam recebido o evangelho da salvação pela graça e justificação pela fé, então eles tinham esta compreensão inicial.

Com o propósito de fazê-los voltar a este entendimento original, Paulo argumenta sobre a experiência dos gálatas (vs. 2 – 5) e depois fala sobre o claro ensino das Escrituras Vetero Testamentária (vs. 6 – 9).

1.      O Argumento da Experiência dos Gálatas (vs. 2 – 5).

Conforme os versículos 2 e 5 = Paulo presume que os irmãos da Galácia tenham recebido o Espírito Santo. Paulo acredita que foi assim que a vida cristã deles começou.

Por isso, Paulo questiona: “recebestes o Espírito por obras da lei ou pela pregação da fé” (vs. 2). Ou seja, uma coisa ou outra. Não são dois lados de uma mesma moeda, ou interpretações distintas de um mesmo cristianismo. Pelo menos na esfera da justificação, o estabelecimento da Lei significa abolição do Evangelho. A Lei exige obras humanas, o evangelho exige fé na obra de Jesus Cristo.

De acordo com versículo 5, quando Paulo visitou a Galácia, Deus concedeu o Espirito Santo aos Gálatas e operou milagres por meio do apostolo. A questão é a mesma: “como Deus operou estes milagres?” e a resposta é a mesma: “não por obras da Lei, mas pela pregação da fé”.

Deus lhes concedeu o Espírito porque eles creram no evangelho, sendo estes os fatos de sua experiência, então, por que voltar as obras da Lei para a salvação?

2.      O Argumento das Escrituras do Antigo Testamento (vs. 6 – 9).

A referência que Paulo faz a Abraão no vs. 6 é um golpe de mestre, pois os judaizantes consideravam Moisés o seu mestre. Então, Paulo volta alguns séculos atrás na história de Israel e fala sobre Abraão.

A citação do vs 6 é uma referência a Gênesis 15: 6 = Abraão estava velho e não tinha filhos, mas Deus lhe prometera um filho, e até mesmo uma posteridade. Num determinado dia Deus chamou Abraão para fora de sua tenda, mostrou-lhe as estrelas do céu e declarou que assim seria a sua posteridade, Abraão creu na promessa e isso lhe foi imputado para justiça.

Então, Abraão foi aceito como justo pela fé. O argumento de Paulo é que Abraão não fez nada para merecê-lo, ele simplesmente teve fé na promessa de Deus.

Nos versículos 7 a 9 = Paulo passa a uma promessa mais recente, ele cita Gênesis 12: 3 – E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

Que seria essa que todas as famílias da terra haveriam de herdá-la? R. A justificação.

Vejamos o versículo 8 = Abençoar e justificar são termos equivalentes, e o meio pelo qual a bênção seria herdada era a fé. Então, os verdadeiros filhos de Abraão não são a sua descendência física, mas os homens e mulheres que partilham de sua fé nas promessas de Deus, os crentes em Cristo.

Os gálatas jamais deveriam ter se distanciado destas verdades, eles desviaram seu olhar do Cristo crucificado e deram ouvidos aos judaizantes.

CONCLUSÃO: E quanto a nós, quais as lições que a experiência dos gálatas nos trazem?

1.      Não Devemos Desviar o Nosso Olha do Cristo Crucificado.

Precisamos compreender que a obra de Cristo na Cruz do Calvário é de fundamental importância para nossa salvação. Jesus Cristo entregou-se para solucionar o maior de nossos problemas, o pecado.
Olhando para Cristo e sua cruz, devemos depositar a nossa confiança Nele e receber a salvação pela fé naquele sacrifício substitutivo.

2.      Devemos Nos Apropriar Das Bênçãos Que Cristo Alcançou Para Nós.

Conforme o texto que analisamos, Jesus Cristo alcançou a justificação e a salvação para nós. Quando olhamos com fé (conhecimento, convicção e confiança) para Jesus Cristo, Ele nos Justifica e nos concede o dom do Espírito (salvação). Então, todos os que são justificados recebem o Espirito e todos que recebem o Espírito são justificados. Devemos nos apropriar destas bênçãos e a cada dia glorificar a Deus por elas, que O Bondoso Senhor nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário