segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O Conflito entre Paulo e Pedro GÁLATAS 2: 11 – 16

INTRODUÇÃO:

Existem causas e ideologias que não valem o esforço do debate, do confronto e da luta. Contudo, existem causas que é preciso lutar, confrontar, se esmerar e até se entregar por elas. A verdade do evangelho genuíno é uma dessas causas.

ELUCIDAÇÃO:

O texto que lemos é um dos mais tensos do Novo Testamento, observamos dois líderes apostólicos num conflito.

O referido problema acontece em Antioquia, a principal cidade da Síria, onde a missão entre os gentios começou e onde os discípulos foram chamados pela primeira vez de cristãos.

Vimos na semana passada que quando Paulo visitou Pedro em Jerusalém, o mesmo lhe estendeu a destra de comunhão, agora podemos observar que quando Pedro visita Paulo em Antioquia, Paulo se lhe opôs face a face.
Precisamos entender que Paulo e Pedro eram homens de Deus, que sabiam o que era ser perdoado através de Jesus Cristo e que tinham o Espírito Santo.

Sendo assim, vamos analisar esta situação. Para isso é necessário notar o que cada apóstolo fez, por que o fez e o Resultado. Vamos iniciar com Pedro.

1.      O Comportamento de Pedro (v. 11 – 13).

Vejamos o que Pedro fez. Quando chegou em Antioquia, fazia refeições com os gentios e desfrutava da fraternidade deles. Ele não se considerava impuro pelo contato com os cristãos gentios.

Até que um dia chegou em Antioquia um grupo de Jerusalém. Se diziam cristãos, mas de origem judaica e afirmavam que ali estavam enviados por Tiago (v. 12).

Na verdade eram fariseus que haviam crido em Jesus Cristo, mas não contavam com a autorização de Tiago: “Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento” (At. 15: 24).

Ensinavam que era impróprio que crentes judeus circuncidados participassem da mesma mesa com os crentes gentios, ainda que eles cressem em Jesus e fossem batizados.

Diante da presença dos judaizantes Pedro retrocedeu em sua comunhão com os irmãos gentios, afastando-se deles.

Porque Pedro agiu desta forma?  Por convicção teológica? Devemos agora supor que Pedro se esqueceu da visão que teve em Jope e da conversão da casa de Cornélio? Certamente não. Em Gálatas 2 não há indicação de que Pedro tenha mudado de opinião.

O problema é que Pedro teve medo dos cristãos judeus = “Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão” (Gálatas 2:12).

E até Barnabé foi influenciado pela hipocrisia deles = “E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação” (Gálatas 2:13-14).

Pedro continuava a crer no evangelho, mas falhou na sua prática. Sua conduta não se ajustou com o evangelho, faltou coragem nas convicções.

2.      O Comportamento de Paulo (v. 14 – 16).

Qual foi o procedimento de Paulo diante do vacilo de Pedro? Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável” (Gálatas 2:11).

Paulo reconhecia que Pedro era um apóstolo de Jesus Cristo, sabia que Pedro era uma das colunas da Igreja a quem Deus confiou o evangelho para os circuncisos.

Não obstante, isto não o impediu de se opor a Pedro quando necessário e o fez publicamente, pois Pedro se tornara repreensível e o seu afastamento dos crentes gentios havia provocado um escândalo público.

Porque Paulo agiu de forma tão dura? Paulo estava preocupado com um principio teológico que Pedro parecia esquecer: “Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho” (Gálatas 2:14).

A verdade do evangelho que Paulo refere-se diz respeito a salvação pela graça e a justificação pela fé, não por intermédio de obras da Lei. Qualquer desvio deste evangelho e intolerável para Paulo.

Vejamos os versículos 15 e 16 = Deus aceita o pecador mediante a fé em Jesus Cristo e por causa da obra que Ele consumou na Cruz, este é o caminho da salvação para todos os pecadores (judeus e gentios).

Sendo assim, quem somos nós para negar comunhão aos crentes gentios apenas porque não são circuncidados? Se Deus os aceita como podemos rejeitá-los? Não devemos nos afastar daqueles a quem Deus reconciliou.

O aspecto interessante deste acontecimento, é que o mesmo contribuiu para a convocação do Concílio de Jerusalém, descrito em Atos 15. Inclusive Paulo e Barnabé participaram desta reunião, como resultado do referido Concílio não houve a exigência da circuncisão em relação aos crentes gentios.

CONCLUSÃO:

O que podemos aprender hoje desta desavença entre Paulo e Pedro em Antioquia?

1.      Devemos Andar Corretamente, Em Conformidade Com o Evangelho.

Não basta que creiamos no evangelho, nem mesmo que lutemos para preservá-lo, temos de aplica-lo na vida diária, foi o que Pedro deixou de fazer.
Hoje em dia diversos grupos “evangélicos” repetem o mesmo erro de Pedro. Recusam-se ter comunhão com outros crentes professos a não ser que estes tenham sido imerso por ocasião do batismo, ou aceitem o sábado como condição de salvação.

Tudo isso é uma séria afronta ao evangelho verdadeiro, a justificação é só pela fé, a salvação é pela graça de Deus.
2.      Devemos Nos Opor Aqueles Que Negam o Evangelho.

Damos graças a Deus pela ação enérgica de Paulo, que quando a verdade do evangelho estava em perigo, não se retraiu, foi contundente em sua defesa.
Ele nos ensina que quando os problemas existentes entre nós cristãos evangélicos for sem importância, devemos ser o mais flexível possível. Mas, quando a verdade do evangelho estiver em jogo devemos permanecer firmes como uma rocha.

Que Deus nos ajude a fazer Sua vontade!


25 comentários:

  1. Gostei muito deste estudo, achei bem claro para entendimento. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. a Paz de Deus a todos os domésticos da fé!
    concordo plenamente com o amigo, me perdoe mas o amigo errou na parte em não ser batizado por imersão, se foi o próprio Senhor Jesus que falou: quem crer e for batizado será salvo,mas quem não crer já é condenado marcos 16:16, como podemos ver não basta a fé,tem que renascer uma nova criatura, o batismo é a aliança com Deus, de que o velho homem esta morto, e aquele que foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, nova criatura é, isto é o inicio da prática do evangelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do senhor
      Na cruz tinha dois homens um a sua direita e o outro a sua esquerda e Jesus disse ao q si arrependeu hoje msm estarás comigo no paraíso. perceba q ele não desceu as águas mais foi salvo.porq jesus disse o batismo com espírito santo e crer . Mais nois q somos cristões sabemos sim q e importante o batismo do arrependimento mais tudo isso quem opera em nois é deus. Amém

      Excluir
    2. Paz irmão, concordo plenamente. Acredito sim que devemos ser batizados quando exista oportunidade para ser batizado. Mas vivemos em um mundo onde nem todos tem essa oportunidade. Existem países que o próprio evangelho tem que ser pregado as escuras devido perseguição, imagino eu que muitos não tem a oportunidade de ser batizado. Mas se creu e aceitou a Jesus e seu perdão com arrependimento genuíno, eu acredito sim que foi salvo. Deus antes de tudo Ele é justiça.

      Excluir
  3. Oi amigo claudio mas ele falou de recusar comunhão não falou contra o batismo por imersão e fez sim uma citação

    ResponderExcluir
  4. Claudio e Barbara, o objetivo não foi falar contra o batismo, mas afirmar que a semelhança de Pedro e os judaizantes, alguns crentes modernos se recusam a ter comunhão com irmãos de outras denominações que não praticam a mesma forma de batismo que eles, pois existem irmãos de igrejas presbiterianas, congregacionais, episcopais, reformadas, etc. que batizam por aspersão.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da explicação.ficou bem esclarecido...obrigado irmãos

    ResponderExcluir
  6. Gostei da explicação.ficou bem esclarecido...obrigado irmãos

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Parabenizo o interesse do pastor e, como sempre, a Presbiteriana é uma denominação muito ponderada neste sentido a qual elogio. No entanto, não podemos nos esquecer que, o Evangelho de Paulo sempre será dele. Ele ilustra fatos que não aconteceram, diz que está escrito mas onde?, e em vários comentários deixa claro que são convicções pessoais. Paulo tinha 25 anos quando teve a sua visão mística com Jesus, porém sempre foi um homem Romano/Judeu/Cristão. Suas cartas não trazem uma definição, em momentos podem e outras não... Neste ponto a corrente do pensamento de Pedro é bem mais consistente e sem muitas variações. Pedro não se preocupou em ganhar a discussão com Paulo em um dos primeiros concílios realizado pela igreja cristã (sem ser romana), justamente para não criar divisões entre as igrejas. Mas Paulo, em seu temperamento totalmente diferente, escreve por várias vezes a sua aparente vitória se galardoando dos seus feitos e expondo Pedro e os judeus que com ele estavam. No entanto, Paulo se esquece de seu passado quando faz essa crítica contra Pedro. Pois no ano 37, ao retornar para Damasco, ficou 15 dias em Jerusalém aprendendo com Pedro e teve que fugir quando o Sinédrio soube de sua presença na cidade. Paulo permaneceu por volta de 07 a 08 anos afastado, em Tarso (sua terra natal), não se tem registro do que lhe aconteceu neste período. CONCLUINDO: A Igreja deve muito a Paulo,é verdade. Mas poucos pensam ou analisam as inúmeras contradições do ''Cristianismo Paulino'' que são facilmente aceitas pelas igrejas. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos dias atuais as epístolas e cartas de Paulo tem sido muito usadas por grupos de predestinados que negam toda a bíblia em só leem outros livros para confirmar as palavras de Paulo. Estes chegam a se considerar o grupo verdadeiramente eleito e únicos detentores do milagre da salvação. Confesso que por vezes passo a detestar a leitura de Paulo em função disto. Eles desmerecem quem reconhece a existência de Jesus nazareno, filho de Davi e Galileu. Só reconhecendo o Cristo que morreu na cruz e ressuscitou. Esnobam a fé alheia e dizem que só os predestinados da graça iriam com Cristo. Esquecem que foi o Jesus nazareno, Galileu filho de Davi que carregou a cruz, transpirou sangue e pediu ao pai que se fosse possível passasse dele o cálice da cruz. Que foi este Jesus que decidiu obedecer o pai e se dar em sacrifício para consumação do plano de redenção da humanidade. Ressuscitar foi a parte mais fácil de todo o processo. Não que eu esteja desmerecendo a ressurreição, apenas creio que para que ela acontecesse seria imprescindível aceitar o sofrimento e a morte.

      Excluir
  9. Excelente estudo !! Me ajudou muito a compreender a mensagem em Gálatas.

    ResponderExcluir
  10. Estudo maravilhosoooooooooooo, parabéns Deus continue abençoando você poderosamente.

    ResponderExcluir
  11. UNS COMENTÁRIOS QUE NÃO FOCAM NO QUE FORA EXPOSTO.

    ResponderExcluir
  12. Bela explanação meu irmão. Que a paz e a graça de nosso senhor Jesus permaneça em vós;

    ResponderExcluir
  13. Que povo doido falando mal das epístolas de Paulo, outro maluco falou que o evangelho de Paulo é só dele. Meu Deus, quanto incoerência bíblica e falta de fé que, toda a escritura é divinamente inspirada, e que o Espírito Santo não deixou acrescentar e nem faltar uma única palavra nos 66 livros para nossa edificação e salvação. Ou acreditamos nisso ou vamos ficar escolhendo o que nos agrada. Como disse Paulo aos coríntios: 1 Coríntos 1:12
    "Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo; ou, Eu de Apolo; ou Eu sou de Cefas; ou, Eu de Cristo."
    1 Coríntos 1:13
    "será que Cristo está dividido? foi Paulo crucificado por amor de vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?"
    Há, vão ler bíblia e se converter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo concordo com vc... Como pode esse povo querer questionar oq foi expirado pelo Espírito Santo de Deus

      Excluir
  14. paz do Senhor a todos... estive em uma igreja a qual cobrou o paleto para st no pupito... isso não deixa de ser um certo judaísmo disfarçado de cristianismo pois se Deus visse roupa estaríamos perdidos... e Isaias no cap. 20 então como seria? e Marcos que fugiu nu qto a prisão de Jesus... comento sobre essa questão pois também é de extrema relevancia o fato de que as vezes passamos por certas situações que se nao vigiarmos somos religiosos que falam do evangelho e creem em Jesus mas de uma maneira mais restrita e menos humana e ágape como nosso Senhor Jesus Cristo quer d cada um de nós!... Vigiemos sempre com mts questões como essa!Paz a tds!

    ResponderExcluir
  15. Excelente estudo, muito bom o esclarecimento sobre a posição de Tiago que não havia enviado aqueles judaizantes com a condicionante que circuncisão salva. Circuncisão nunca salvou nem no tempo de Abraão por que salvaria agora? Gostaria de usar um argumento de Tiago e do próprio Paulo. Somos justificados pela graça, isto é, o ato de Cristo ter morrido por nós é a razão de sermos salvos e não nossa obediência a qualquer lei, mandamento ou ritual. Mesmo o batismo por imersão. O correto é ser batizado mas se não houverem as condições para tanto essa falta em nada impede do arrependido ser salvo se tiver aceito a graça mediante a fé. Entretanto o pensamento que refiro de Paulo e Tiago é que embora não sejamos salvos pela obediência também não somos salvos pra desobedecer. E a fé na graça é demonstrada justamente na obediência. Não se concebe um cristão que não procure viver como Cristo. Então a fé nos dá acesso a graça mas a desobediência voluntária a qualquer mandamento e isto inclui sábado, dízimos, adultério etc, até mesmo o comer ou beber pode ser uma demonstração que caímos da fé. Veja que caímos nesse mundo de caos, de pecado, por causa do ato do primeiro casal ter comido uma simples fruta. Dois jovens sacerdotes morreram somente porque acenderam fogo de forma errada. Um casal foi culminado diante de Pedro somente porque desaviaram ofertas. Para Deus não importa a quantidade do que você faz mas os motivos pelos quais você age.

    ResponderExcluir
  16. Excelente estudo... Deus o abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabemos claramente que a visão que Pedro teve sobre Cornélio e o que Tiago logo disse afirmou que não enviou esse grupo com o intuito de contrariar o que o próprio Pedro foi ordenado a praticar, caramba por a caso se uma criança ler o que tá escrito não vai estender? Esse rapaz que tá falando mal do evangelho de Paulo que logicamente está correto, pode alguma coisa contra a verdade? Meu amigo vc deveria ser subi-deus porque vc está condenando a verdade que é o próprio Deus . não está escrito que a verdade é a única que tem o poder de libertação? ( conhecereis a verdade e a verdade vos libertará).

      Excluir
  17. Meus irmãos, bom dia!!! Paulo está correto, o combustível para a Salvação é a fé, e é Deus quem nós dá. Sem fé é impossível agradar a Deus.
    Quem executa a Salvação é Cristo, embora cremos na trindade divina, Deus revela seu Filho e o exalta entre as nações, e condiciona a Salvação apenas por Cristo. Cristo já era prometido, o povo antes de Cristo prestavam sacrifícios através de um sacerdote a Deus, Deus ficou farto da hipocrisia dos que queriam acesso a Deus, apenas como ritual, a lei tornou-se impossível de Salvar, a sentença foi dada: Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

    Mas Deus em sua infinita graça, cumpriu sua promessa e nos enviou Jesus para pagar nossas dívidas, ser o sacerdote supremo e eterno, e a Ele foi dado todo poder na terra e no céu, e carimbou a Salvação para os que crerem Nele. Porque querem voltar a cumprir a lei que nos condenou? Ninguém está falando professar fé e continuar pecando deliberadamente, não estamos falando de vc se transformar, estamos falando do poder de Cristo em transformar os que depositam Nele sua fé. Fé, dom que recebemos de Deus. Não por nossas obras mas pela misericórdia de Deus

    Faça um teste, creia em Cristo, coloque sua fé em que foi crucificado por você, e verá sua vida transformada por Ele.

    Deus nos abençoe.
    .

    ResponderExcluir
  18. Só para lembrar.. Leia Deuteronômio.. Quem quer cumprir a lei por julgar Jesus insuficiente, lembra que serão julgados pela lei também, e se você quebrar uma lei, tornou-se culpado por todas, logo vc deve cumprir o sábado, circuncidar, etc. Vejam todas a leis que deverá cumprir, são mais ou menos 611 leis, já conhecem? Boa sorte, bora cumprir. Não esquece de ir ao consulado de Israel e pedir cidadania. Se não conseguir tenha uma conversinha de pé de orelha com Cristo, ele te dará a paz que necessitar.

    Parabéns pelo estudo. Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  19. So conheço os 10 mandamentos, entre eles o maior ( o Amo)

    ResponderExcluir