segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A Preservação da Semente Santa na Descendência de Noé-Gênesis 9: 18 – 29


INTRODUÇÃO:

O texto que lemos relata as únicas palavras que Noé pronuncia em todo relato. Embora na forma de solicitações devocionais, funcionam como profecias. São de fato sua última vontade e testamento.

As palavras de Deus (Gn. 9: 1 -17) pertencem à história humana em geral, ao passo que a as palavras de Noé referem-se à história da redenção.

Suas profecias reiteram a história antediluviana: como os três filhos de Adão foram divididos nos cainitas (descendentes de Caim) ímpios, e o Abel santo substituído por Sete e seus descendentes (Gn. 4: 17 – 5: 32).

Assim os descendentes de Noé estão nos canaanitas (descendentes de Canaã) réprobos e nos semitas (descendentes de Sem) santos, que serão sucedidos pelos jafitas (descendentes de Jafé).

1.       Apesar de Ser Um Escolhido de Deus, Noé Era Pecador.

Em conformidade com o versículo 20, podemos observar Noé que desenvolve a viticultura (a ciência de cultivar uva) e a vinicultura (a ciência de fazer vinho).

 Então, ele subjuga a terra para que produza vinho, que na compreensão Israelita é fonte de alegria: “o vinho, que alegra o coração do homem; o azeite, que faz brilhar o rosto, e o pão que sustenta o seu vigor” (Sl. 104: 15).

O problema é que Noé embriagou-se e ficou nu dentro da sua tenda (nudez privativa), mas, reconhecemos que o seu comportamento foi inadequado (vs. 21). Ou seja, o vinho pode trazer alegria quando ingerido com moderação (João 2: 1-11), frouxidão moral e tristeza, se ingerido em excesso (Pv. 23: 20, 21; Hc. 2: 15).

A embriaguez de Noé ocasionou o pecado de seu filho mais novo, que a essa altura já era pai de Canaã (vs. 22). A Bíblia diz que Cam “viu a nudez de seu pai”, no hebraico o termo utilizado para “viu” significa observar detidamente, não um olhar inocente ou acidental. Fontes rabínicas acreditam na possibilidade de Cam ter sodomizado seu pai.

O fato é que esse “observar detidamente” indica uma tendência à perversão da parte do filho mais novo de Noé: "Ai daquele que dá bebida ao seu próximo, misturando-a com o seu furor, até que ele fique bêbado, para lhe contemplar a nudez” (Hc. 2: 15).

Além de desonrar o seu pai, no mínimo com um olhar libidinoso, Cam agrava a desonra proclamando a nudez de Noé aos outros.

Vejamos o procedimento cuidadoso de Sem e Jafé (vs. 23), a despudora imoralidade de Cam, o cuidado e discrição de Jafé e Sem caracterizam a diferença na moralidade de cada um deles.

2.       Invocações Proféticas de Noé.

Maldito seja Canaã (vs. 25)  – visto que as maldições e bênçãos sobre os três filhos tinham em mira os seus descendentes, não é estranho que  maldição fosse sobre seu filho Canaã e não sobre o próprio Cam, especialmente porque Deus já havia abençoado Cam. Canaã compartilha a decadência moral de Cam (Lv. 18: 3). Os descendentes de Cam incluem, em adição aos cananeus, os nomes dos inimigos mais temíveis de Israel: Egito, Filístia, Assíria e Babilônia (Gn 10: 6-13).
Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem (vs. 26) – Sem é identificado por sua aliança com Deus, e o SENHOR é identificado por ser o Deus de Sem. Então, percebemos a indicação de que Deus elege a linhagem de Sem para governar a terra e esmagar a serpente.

Engrandeça Deus a Jafé (vs. 27) – Os jafitas se espalham principalmente por Anatólia e Grécia (Gn. 10: 2 – 5). “Habite ele em tendas”, talvez uma referência as conquistas tribais ou das futuras vitórias da Grécia e Roma. De outro modo, Jafé pode ser um convidado, atraído a Sem e a Deus, promessa que encontra seu cumprimento final no Novo Testamento (At. 14: 27).
Nos versículos 28 e 29, fala sobre a morte de Noé.

APLICAÇÃO:

1.       O Pecado de Noé nos Mostra Que a Salvação é Fruto da Graça de Deus.
Noé não era perfeito. O notável contraste entre a santidade de Noé antes e durante o dilúvio e o pecador embriagado, que deixa sua nudez exposta depois do dilúvio, nos direciona a Deus e não aos homens, para a salvação. A justiça de Noé é decorrente de sua fé na promessa salvadora de Deus (Hb. 11: 7).

2.       Deus Continua a Preservar a Semente da Mulher.
A linha da promessa messiânica é agora reduzida a linhagem de Sem, e será especificada posteriormente através de Abraão, Isaque, Jacó e Judá. Com a vinda do Messias e da nova aliança, a promessa da aliança é estendida a todos os crentes em Jesus.

CONCLUSÃO:

Devemos confiar apenas em Deus para Salvação, pois, o ser humano de forma geral é pecador. Precisamos louvar a Deus, pois, o Senhor de forma soberana preserva a semente da mulher até culminar em Jesus Cristo, o nosso salvador.

A você que ainda não é crente, exorto-o a arrepender-se dos seus pecados e a confiar no sacrifício de Jesus Cristo para a salvação.



terça-feira, 20 de novembro de 2012

A PRESERVAÇÃO DIVINA DA HUMANIDADE APÓS O DILÚVIO-Gênesis 9: 1 – 17


INTRODUÇÃO:

Na semana passada estudamos a respeito do juízo de Deus através do dilúvio, verificamos que mesmo exercendo justa punição a humanidade depravada, Deus é gracioso ao preservar Noé e sua família da morte e a partir deles fazer um novo começo.

A Bíblia nos mostra em Gênesis 8, que depois de passar um ano dentro daquela grande embarcação, ao chegar em terra firme, Noé adora a Deus, oferendo sacrifício ao SENHOR e Deus se agrada em recebe-lo.

Como um sacrifício propiciatório, o holocausto de Noé acalmou a indignação de Deus contra o pecado e prefigurou a morte de Cristo. Então, Deus resolve nunca mais destruir a terra por meio de um dilúvio.

Sendo assim, com base no texto lido, nós vamos estudar nesta noite sobre o seguinte tema: A PRESERVAÇÃO DIVINA DA HUMANIDADE APÓS O DILÚVIO.

1.       Na Preservação da Humanidade, Deus Institui Ordens.

a)      Propagação da Vida (vs. 1, 7);

Deus mais uma vez ordena o povoamento da terra (cf. Gn. 1: 28), mesmo que o coração do homem seja inclinado para o mal, Deus envia o seu povo ao mundo debaixo da sua bênção e determina que se multipliquem.

b)      Sustentação da Vida (vs. 2 , 3);

 Ao contrário de uma dieta vegetariana (cf. Gn. 1: 29), Deus inclui animais que agora servirão para alimento (vs. 2, 3), mas, o ser humano deve continuar demonstrando respeito pela vida, mesmo que animal, pois fica proibido comer o animal com o seu sangue (vs. 4), pois, a vida está no sangue.

c)       Proteção da Vida (vs. 4-6);

E acima de tudo as pessoas têm de respeitar a vida humana (vs. 5, 6), Deus tem em tão elevado grau a vida humana que exige igual compensação para quem cometeu o homicídio, pois, o ser humano é portador da imagem de Deus. Mas, vale salientar que a retribuição não é uma questão pessoal, portanto, só quem pode exercer a pena capital é o estado.

2.       Na Preservação da Humanidade, Deus Institui Um Sinal Como Garantia.

a)      O Sinal Pactual de Deus Em Um Arco (vs. 12-16);

No hebraico diz Arco, que aponta para um instrumento de caça ou uma arma de guerra. Então, este símbolo de hostilidade e guerra fora transformado em um emblema de reconciliação entre Deus e o homem. O arco em repouso se estende da terra ao céu e de um horizonte ao outro, lembrando Deus de seu compromisso universal. Isso é graça divina.

b)      O Sinal Pactual de Deus é Formado Por Uma Inclusão (vs. 8-11, 17).

Deus unilateralmente assume plena reponsabilidade de preservar a terra para sempre a fim de sustentar o portador de sua imagem (vs. 9).
Deus certifica sua aliança por meio de sinais: para a aliança com Abraão, a circuncisão. Com Israel no Sinai, os sábados. Com Cristo e o novo Israel, o cálice. São sinais de uma mesma aliança da graça.

APLICAÇÃO:

1.       Deus é Soberano Na Preservação da Humanidade.

Essa preservação é fruto da graça comum de Deus, que faz cair a chuva e nascer o sol sobre bons e maus. Só estamos vivendo o século XXI porque Deus está permitindo, é Ele que de forma soberana preserva a humanidade até quando quiser.

Pois, embora, Deus não vá trazer juízo a humanidade através de um novo dilúvio, haverá um dia de juízo, onde Deus punirá os pecadores por terem rejeitado e transpassado seu Filho Unigênito.

2.       Deus é Gracioso Na Preservação de Sua Aliança.

A aliança que Deus firma com Noé é Graciosa, é unilateral. Deus mediou sua aliança através de Noé para a criação. Embora, seja Noé um tipo (alguém que com sua vida e história lembra a vida ou obra de Cristo) de Cristo, Jesus é maior do que Noé.

Jesus ofereceu a sua vida para expiar o pecado humano de uma vez por todas, Paulo declara: “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21).

CONCLUSÃO:

É através de Jesus que a Aliança da Graça cumpre-se e é plenamente preservada, que possamos confiar em Cristo e nessa aliança para desfrutarmos de todas as bênçãos provenientes da mesma.


domingo, 11 de novembro de 2012

O JUÍZO DIVINO E A PRESERVAÇÃO DE UM REMANESCENTE SANTO


TEXTOS: Gn. 6: 11-14, 18, 19; 7: 11, 12; 8: 1.

INTRODUÇÃO:

Do homicídio de Caim e da jactância do assassino Lameque, Gênesis 6 continua a desenvolver o tema do alastramento do pecado e da violência sobre a terra.

O relato do dilúvio manifesta as consequências finais do pecado e violência humanas: o juízo de Deus e a morte.

Contudo, quando olhamos para o enredo, vemos que a narrativa que começa com o dilúvio como juízo de Deus, inclina-se para sua misericórdia, pois através da aliança que Deus estabelece com Noé, o Soberano Senhor preserva um remanescente, para a partir de então, manter a regularidade da sua criação.

ELUCIDAÇÃO:

Sabemos que esta história fora contada para Israel por Moisés. Se Israel ouviu essa mensagem pela primeira vez quando estava em Moabe depois de peregrinar 40 anos no deserto.

Essa geração havia testemunhado a condenação de Deus em seus pais que morreram no deserto por causa das suas iniquidades.

Qual seria a compreensão deles diante da mensagem? Como eles reagiriam a esta mensagem? Será que não veriam a si mesmos como outro remanescente, com o qual Deus estava em vias de entrar na Terra Prometida?
O objetivo do narrador então seria o de encorajar Israel com a mensagem de que Deus, apesar de condenar a impiedade, na sua graça salvará um remanescente para dar continuidade ao seu bom reino na terra.

1.      O Caráter de Noé e a Impiedade de Seus Contemporâneos (vs. 9, 11 e 12).

Noé foi um homem que andou com Deus, o versículo 9 descreve em ordem crescente o caráter de Noé.

A descrição do caráter de Noé contrasta com a violência e iniquidade de seus contemporâneos, podemos observar isto nos versículos 11 e 12. A terra não honrava mais ao seu Rei Criador, não era mais uma manifestação do bom reino de Deus.

O mundo de hoje é exatamente como era na época de Noé, o ser humano é egoísta, violento, não honra e nem reconhece em Deus o seu Senhor e Criador.

2.      O Juízo Divino Sobre os Ímpios (vs. 13; Gn. 7: 4)

Deus odeia o pecado e o condena. O Juiz celestial viu a prova da maldade e decretou a sentença (vs. 13; Gn. 7: 4, 12, 21 e 22).

Quarenta dias e quarenta noites indicam um período específico e crítico (vs. 4, 12), a terra corrompida estará debaixo do juízo de Deus. O juízo será rigoroso e completo.

Aquele que deu as criaturas o fôlego de vida, achou apropriado tomá-lo, o juízo de Deus está completo (vs. 21 e 22).

O diluvio não é um acidente, é um ato deliberado de Deus para destruir aquilo que se tornara odioso e mau.

3.      A Aliança de Deus Com Noé e a Preservação do Remanescente Santo (vs. 18; Gn. 8: 1).

Mas, o juízo de Deus está impregnado de graça redentora. Deus intenta salvar um remanescente, por isso, Deus orienta Noé que faça uma arca, uma enorme embarcação com 135 metros de cumprimento, 23 metros de largura e 14 metros de altura (vs. 14 – 16). Noé obedece as ordens de Deus sem questionar (cf. 6: 22; 7: 5, 9, 16; 8: 18).

Diz ainda o versículo 18: “Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo”.

“Estabelecerei a minha aliança”, indica que a aliança é do SENHOR e que a mesma é anterior a Noé, ou seja, a antiga aliança adâmica seria firmada com Noé e tudo aquilo que Deus havia confiado e exigido de Adão seria devolvido a Noé e aos seus descendentes.

Deus promete conservar em vida Noé, sua família e todas as criaturas que entrarem na arca (vs. 18 – 20). A arca serviria como uma cápsula de salvamento que conservará os seres humanos vivos, bem como, as aves e os animais.

Depois de entrarem na arca, Noé, sua família e os animais, Deus fecha a porta da arca (vs. 16), cresceram as águas e levantou a arca de sobra a terra. Embora, balançando em meio ao perigoso dilúvio a arca ergue-se acima do juízo de Deus.

O narrador agora nos mostra o desfecho (Gn. 8: 1), quando Deus “lembra-se” de alguém, lembra-se para salvar (cf. Gn. 19: 29; 30: 22).
Gênesis 8, procura mostrar que Deus está fazendo um novo começo com Noé e com as criaturas na arca com ele. Noé é o novo Adão de uma criação renovada. Deus está recomeçando com a semente da mulher.

APLICAÇÃO:

1.      A Indiferença e Incredulidade do Ser Humano Diante da Mensagem Divina, Não Evita o Juízo Vindouro.

A época em que vivemos hoje não difere em nada da época de Noé (pregoeiro da justiça 2 Pe. 2: 5), o homem continua mau, violento, egoísta, indiferente e incrédulo diante da Palavra de Deus. Mas, esse comportamento reprovável não passará impune, por mais que o homem negue e tente se esquivar, Deus trará juízo.

2.      O Juízo Através do Dilúvio Aponta Para o Juízo Repentino e Final de Deus.

Deus odeia o pecado e o condena. Vejamos o que diz a Palavra: “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem” (Mateus 24:37-39).

3.      Através de Noé Deus Preserva o Remanescente Santo, Em Jesus Cristo Deus Preserva o Seu Povo e a Sua Criação.

Jesus Cristo entregou-se na Cruz do Calvário para fazer do pecador perdido uma nova criatura (2 Co. 5: 17), Jesus foi morto para que através da sua morte fossemos vivificados. Então, você que nos visita, precisa arrepender-se dos seus pecados e crê que o sacrifício de Cristo foi em seu favor, apenas assim, você se livrará da ira vindoura.

Aqueles que já colocaram sua fé em Jesus Cristo fazem parte do povo de Deus, é o remanescente santo do Senhor, tem da parte de Deus a Vida eterna.

CONCLUSÃO:

Qual é a sua reação diante da mensagem de Deus? Você dará crédito, ou agirá com indiferença e incredulidade como fizeram os contemporâneos de Noé?